Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46729
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2766-1296
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo do funcionamento de malha de controle de umidade em peneira vibratória industrial
Autor(es): Cota, Alfredo Custodio
Primeiro orientador: Gedraite, Rubens
Primeiro membro da banca: Gedraite, Rubens
Segundo membro da banca: Sislian, Rodrigo
Terceiro membro da banca: Barbosa, Rafael Yuri
Quarto membro da banca: Barbosa, Vinicius
Resumo: Durante o processo de perfuração de um poço de petróleo é utilizado o fluido de perfuração, cuja finalidade é resfriar e lubrificar a broca. Devido às questões ambientais e financeiras da indústria o reuso do líquido se faz necessário, submetendo-o a processos de separação de mistura sólido-líquido e restauração da sua composição original. Uma das etapas de separação é o peneiramento vibratório, parte fundamental desse ciclo pois a eficiência dos seus sucessores depende de sua efetividade. Com o avanço tecnológico é possível alcançar uma maior eficiência do processo através da implementação de microprocessadores no sistema afim de aplicar leis de controle através das variáveis de interesse, como umidade e rotação do motor, baseado em modelos empíricos que representam o sistema. Desse modo, o trabalho objetiva simular a ação de 8 controladores proporcional integral (PI) baseados no método Internal Model Control (IMC), utilizando 4 valores distintos para o parâmetro de projeto (񜏽ѐ), para o controle de umidade em peneira vibratória em escala industrial. Eles foram sintonizados a partir de dois modelos empíricos distintos que relacionam a rotação do motor de vibração do sistema e a umidade, um aliado ao aumento da rotação do motor com a umidade e o outro o inverso, onde esses foram modelados a partir do método gráfico e formulados como funções transferência. A ação de controle foi simulada no software Scilab, utilizando o ambiente Xcos. Nele foram desenhados dois ramais que representam as diferentes dinâmicas devida à distinção de modelos, e para não intervenção dos efeitos do controlador do ramal superior no ramal inferior, ou viceversa, além de um sinal composto por dois degraus distintos como set point. Para o comportamento da umidade foi observado para todos os valores 񜏽ѐ ela se comporta como algo similar a dinâmica de funções transferências de primeira ordem, sem oscilações, e a medida em que ele é aumentado o sistema demora mais para chegar ao estado estacionário. Enquanto, para o comportamento dinâmico da rotação do motor são notados picos para 񜏽ѐ com valores menores, o que pode ultrapassar o limite físico do mesmo.
Palavras-chave: Peneiramento vibratório
Separação sólido-liquido
Perfuração de poços de petróleo
Simulação
IMC
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COTA, Alfredo Custodio. Estudo do funcionamento de malha de controle de umidade em peneira vibratória industrial. 2025. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46729
Data de defesa: 12-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Aeronáutica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoFuncionamentoMalha.pdf9.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.