Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46690| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-6568-1854 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Síndrome de Burnout em estudantes universitários: um panorama do cenário nacional |
| Título(s) alternativo(s): | Burnout Syndrome in university students: an overview of the national scenario |
| Autor(es): | Santos, Kátia Gonçalves dos |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Áurea de Fátima |
| Primeiro membro da banca: | Martins, Bruna Marina Melo |
| Segundo membro da banca: | Cunha, Thaís Naiane Barcelos |
| Resumo: | A Síndrome de Burnout (SB) é um fenômeno que tem gerado preocupação na sociedade contemporânea. Os estudos realizados no contexto do trabalho agora são importantes no ambiente acadêmico, considerando a analogia entre estruturas organizacionais e acadêmicas bem como as características das demandas experimentadas pelos estudantes universitários. O burnout estudantil se caracteriza como uma forma de estresse crônico relacionado ao contexto acadêmico. Diante disso, este trabalho teve por objetivo apresentar um panorama das pesquisas nacionais sobre burnout em estudantes universitários nos últimos cinco anos. Para isso, foi utilizada a Bibliometria, sendo o levantamento feito nas bases de dados nacionais Scielo e Google Acadêmico, no período de 2020 a março de 2025, utilizando as palavras-chave “burnout”; “estudante universitário”. Foram desconsiderados artigos que não abordaram “Burnout em estudantes universitários” tanto no título, como nos resumos. Inicialmente 462 artigos foram identificados, porém a aplicação dos critérios levou a um total de 15 artigos, sendo um eliminado por não ter classificação no Qualis CAPES. Os resultados mostram a predominância de pesquisas quantitativas, principalmente com estudantes da área de saúde e do curso de medicina vinculados, em sua maioria, a instituições de ensino superior públicas. O instrumento que se destaca nos estudos é o Maslach Burnout Inventory adaptado para estudantes (MBI-SS). Nota-se a divergência nos resultados quanto à relevância das variáveis gênero e idade na manifestação da síndrome. Os estudos se concentram no uso de diferentes variáveis, indicando a necessidade de incluir construtos que podem se mostrar como preditores da SB. A SB em estudantes universitários se caracteriza como uma síndrome multifatorial, em que diferentes fatores tanto acadêmicos quanto sociodemográficos podem impactar em seu desenvolvimento. Recomenda-se que sejam feitas pesquisas com estudantes de diferentes áreas do conhecimento a fim de criar uma base sólida de informações sobre o assunto e, por conseguinte, propor estratégias de enfrentamento por parte das instituições de ensino e pautadas no conhecimento psicológico da SB. |
| Palavras-chave: | síndrome de burnout burnout syndrome estudante universitário university student saúde mental mental health |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SANTOS, Kátia Gonçalves dos. Síndrome de Burnout em Estudantes Universitários: um panorama do cenário nacional. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46690 |
| Data de defesa: | 28-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SindromeBurnoutEstudantes.pdf | TCC | 217.76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
