Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46685
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: O canto do tordo e o conto da aia: as vozes femininas e a subversão do poder nas distopias de Collins e Atwood
Alternate title (s): The mockingjay's balad and the handmaid's tale: female voices and the dubversion of power in Collins' and Atwood's dystopias
Author: Barbosa, Anna Carolyna
First Advisor: Elzimar, Fernanda Nunes Ribeiro
First member of the Committee: Boechat, Melissa Gonçalves
Second member of the Committee: Soares, Leonardo Francisco
Third member of the Committee: Costa, Cynthia Beatrice
Summary: Este trabalho analisa o protagonismo feminino nas distopias de Suzanne Collins: Jogos Vorazes; Em Chamas e; A Esperança; e de Margaret Atwood: O Conto da Aia e Os Testamentos. Partindo da concepção e das características forjadas pelas utopias, anteriores e posteriores a Thomas More; atravessamos conceitos como: ficção científica e antiutopia, até que alcancemos as distopias clássicas escritas por Zamiatin, Orwell e Huxley, parâmetros estruturais para as distopias mais recentes, como as que compõem nosso corpus. Sob o viés das relações de poder e da construção da crítica feminista, destrinchamos a posição de subalternidade dos distritos que compõem o país de Panem e das mulheres que habitam Gilead, ainda com foco nesses corpos frágeis discutimos como as relações de poder são construídas e perpetuadas, assim como o funcionamento das estratégias utilizadas pelos poderosos para que se mantenham no topo da pirâmide do poder, enquanto subalternizam determinados grupos da sociedade. De mesmo modo, discutimos como as hegemonias dominam espaço, corpo e mente daqueles que se encontram sob seu jugo, fomentados pela crítica feminista e mitocrítica analisamos as contribuições de Katniss e Offred para derrubar as ditaduras em que se encontram imersas, nesse ínterim, discutimos a jornada da heroína clássica percorrida por Katniss, arquétipo da deusa grega Ártemis, desde o sorteio do nome de Primrose na Colheita, até que ela se transforme no Tordo, símbolo da revolução rebelde no país. Assim como, destrinchamos os atos velados de rebeldia executados por Offred e como seu papel de mãe, ligado ao arquétipo da deusa Deméter, se torna imprescindível na luta contra a sociedade patriarcal de Gilead.
Abstract: This Phd thesis analyzes the female protagonism in Suzanne Collins' dystopias: Hunger Games; Catching Fire and Mockingjay; and also, in Margaret Atwood9s: The Handmaid's Tale and The Testaments. Beginning with the conception and characteristics forged by utopias, before and after Thomas More; we go through concepts such as science fiction and anti-utopia, until we can reach the classic dystopias written by Zamiatin, Orwell and Huxley, structural parameters for more recent dystopias, such as those that integrate our corpus. From the perspective of power relations and the construction of feminist criticism, we unravel the subaltern position engaged by Panem9s districts and by the women who inhabit Gilead, still focusing on these fragile bodies, we had discussed how the power relations are constructed and perpetuated, as well, as the functioning of the strategies used by the powerful to remain at the top of the power pyramid, while subalternizing certain groups in their society. Likewise, we discuss how hegemony can dominate the space, body, and mind of those who are under their domain, guided by feminist criticism and myth-criticism, we analyze Katniss and Offred's contributions to overthrowing the dictatorships in which they both are immersed, meanwhile, we discuss the journey of the classic heroine followed by Katniss, archetype of the Greek goddess Artemis, from the drawing of Primrose's name at the Harvest, until she becomes the Mockingjay, insurgents' symbol. Likewise, we unravel the veiled acts of rebellion carried out by Offred and how her role as a mother, linked to the archetype of the goddess Demeter, becomes essential to fight against Gilead's patriarchal society.
Keywords: Mitocrítica
Crítica feminista
Jogos Vorazes
O conto da Aia
Relações de poder
Myth-criticism
Feminist criticism
Hunger Games
The Handmaid’s tale
Power relations
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Subject: Literatura
Collins, Suzanne - Crítica e interpretação
Mitologia
Crítica feminista
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Quote: BARBOSA, Anna Carolyna. O canto do tordo e o conto da aia: as vozes femininas e a subversão do poder nas distopias de Collins e Atwood. 2023. 266 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.312.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.312
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46685
Date of defense: 8-Dec-2023
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CantoTordoConto.pdfDissertação1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons