Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46685
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBarbosa, Anna Carolyna-
dc.date.accessioned2025-08-27T13:04:09Z-
dc.date.available2025-08-27T13:04:09Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationBARBOSA, Anna Carolyna. O canto do tordo e o conto da aia: as vozes femininas e a subversão do poder nas distopias de Collins e Atwood. 2023. 266 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.312.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46685-
dc.description.abstractThis Phd thesis analyzes the female protagonism in Suzanne Collins' dystopias: Hunger Games; Catching Fire and Mockingjay; and also, in Margaret Atwood9s: The Handmaid's Tale and The Testaments. Beginning with the conception and characteristics forged by utopias, before and after Thomas More; we go through concepts such as science fiction and anti-utopia, until we can reach the classic dystopias written by Zamiatin, Orwell and Huxley, structural parameters for more recent dystopias, such as those that integrate our corpus. From the perspective of power relations and the construction of feminist criticism, we unravel the subaltern position engaged by Panem9s districts and by the women who inhabit Gilead, still focusing on these fragile bodies, we had discussed how the power relations are constructed and perpetuated, as well, as the functioning of the strategies used by the powerful to remain at the top of the power pyramid, while subalternizing certain groups in their society. Likewise, we discuss how hegemony can dominate the space, body, and mind of those who are under their domain, guided by feminist criticism and myth-criticism, we analyze Katniss and Offred's contributions to overthrowing the dictatorships in which they both are immersed, meanwhile, we discuss the journey of the classic heroine followed by Katniss, archetype of the Greek goddess Artemis, from the drawing of Primrose's name at the Harvest, until she becomes the Mockingjay, insurgents' symbol. Likewise, we unravel the veiled acts of rebellion carried out by Offred and how her role as a mother, linked to the archetype of the goddess Demeter, becomes essential to fight against Gilead's patriarchal society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMitocríticapt_BR
dc.subjectCrítica feministapt_BR
dc.subjectJogos Vorazespt_BR
dc.subjectO conto da Aiapt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectMyth-criticismpt_BR
dc.subjectFeminist criticismpt_BR
dc.subjectHunger Gamespt_BR
dc.subjectThe Handmaid’s talept_BR
dc.subjectPower relationspt_BR
dc.titleO canto do tordo e o conto da aia: as vozes femininas e a subversão do poder nas distopias de Collins e Atwoodpt_BR
dc.title.alternativeThe mockingjay's balad and the handmaid's tale: female voices and the dubversion of power in Collins' and Atwood's dystopiaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Elzimar, Fernanda Nunes Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2361018161551387pt_BR
dc.contributor.referee1Boechat, Melissa Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1126248940558401pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Leonardo Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8507310300864306pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Cynthia Beatrice-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559061442633545pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2301964082032949pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o protagonismo feminino nas distopias de Suzanne Collins: Jogos Vorazes; Em Chamas e; A Esperança; e de Margaret Atwood: O Conto da Aia e Os Testamentos. Partindo da concepção e das características forjadas pelas utopias, anteriores e posteriores a Thomas More; atravessamos conceitos como: ficção científica e antiutopia, até que alcancemos as distopias clássicas escritas por Zamiatin, Orwell e Huxley, parâmetros estruturais para as distopias mais recentes, como as que compõem nosso corpus. Sob o viés das relações de poder e da construção da crítica feminista, destrinchamos a posição de subalternidade dos distritos que compõem o país de Panem e das mulheres que habitam Gilead, ainda com foco nesses corpos frágeis discutimos como as relações de poder são construídas e perpetuadas, assim como o funcionamento das estratégias utilizadas pelos poderosos para que se mantenham no topo da pirâmide do poder, enquanto subalternizam determinados grupos da sociedade. De mesmo modo, discutimos como as hegemonias dominam espaço, corpo e mente daqueles que se encontram sob seu jugo, fomentados pela crítica feminista e mitocrítica analisamos as contribuições de Katniss e Offred para derrubar as ditaduras em que se encontram imersas, nesse ínterim, discutimos a jornada da heroína clássica percorrida por Katniss, arquétipo da deusa grega Ártemis, desde o sorteio do nome de Primrose na Colheita, até que ela se transforme no Tordo, símbolo da revolução rebelde no país. Assim como, destrinchamos os atos velados de rebeldia executados por Offred e como seu papel de mãe, ligado ao arquétipo da deusa Deméter, se torna imprescindível na luta contra a sociedade patriarcal de Gilead.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration266pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.312pt_BR
dc.crossref.doibatchidee87d639-8c9d-4ec8-96d5-2ff155af2748-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoCollins, Suzanne - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMitologiapt_BR
dc.subject.autorizadoCrítica feministapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CantoTordoConto.pdfDissertação1.49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons