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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46645| ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-9025-1105 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | O conceito de território na Base Nacional Comum Curricular - BNCC: implicações para a compreensão da geografia política |
| Título(s) alternativo(s): | The Concept of Territory in the National Common Curricular Base - BNCC: implications for the understanding of political geography |
| Autor(es): | Silva, Matheus Francier Ximango |
| Primeiro orientador: | Souza, Rita de Cassia Martins de |
| Primeiro membro da banca: | Miranda, Sérgio Luiz |
| Segundo membro da banca: | Barbosa, Túlio |
| Resumo: | O presente trabalho se comprometeu a analisar a utilização do conceito de território na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, e suas implicações, no que, diz respeito ao entendimento da Geografia Política, seus limitantes e suas possibilidades. A utilização de conceitos de outras categorias de análise da Geografia de forma exacerbada em detrimento do conceito de território corrobora com o esvaziamento específico do conteúdo da Geografia Política, levando à despolitização. Procurou-se analisar a proposta de Geografia apresentada na BNCC de forma a compreender como foram articuladas as categorias científicas básicas da ciência geográfica na proposta. A pouca importância dada ao conceito território dificulta sua compreensão como arena de disputa de poderes. Por fim, a falta de menção de referenciais teóricos colabora com um discurso superficial de tais conceitos, contribuindo com uma visão geral e genérica, o que, em nosso modo de ver não deveria acontecer com um documento normativo educacional de caráter nacional. |
| Palavras-chave: | Território BNCC Geografia política Limitações |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SILVA, Matheus Francier Ximango. O conceito de território na Base Nacional Comum Curricular - BNCC: Implicações para a compreensão da geografia política. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46645 |
| Data de defesa: | 7-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Geografia (Uberlândia) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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