Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46645Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Matheus Francier Ximango | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-20T20:15:00Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-20T20:15:00Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Matheus Francier Ximango. O conceito de território na Base Nacional Comum Curricular - BNCC: Implicações para a compreensão da geografia política. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46645 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Território | pt_BR |
| dc.subject | BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Geografia política | pt_BR |
| dc.subject | Limitações | pt_BR |
| dc.title | O conceito de território na Base Nacional Comum Curricular - BNCC: implicações para a compreensão da geografia política | pt_BR |
| dc.title.alternative | The Concept of Territory in the National Common Curricular Base - BNCC: implications for the understanding of political geography | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Rita de Cassia Martins de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5388133784676755 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Miranda, Sérgio Luiz | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0820692770153275 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Barbosa, Túlio | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0987719839415557 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8679227938473595 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho se comprometeu a analisar a utilização do conceito de território na Base Nacional Comum Curricular-BNCC, e suas implicações, no que, diz respeito ao entendimento da Geografia Política, seus limitantes e suas possibilidades. A utilização de conceitos de outras categorias de análise da Geografia de forma exacerbada em detrimento do conceito de território corrobora com o esvaziamento específico do conteúdo da Geografia Política, levando à despolitização. Procurou-se analisar a proposta de Geografia apresentada na BNCC de forma a compreender como foram articuladas as categorias científicas básicas da ciência geográfica na proposta. A pouca importância dada ao conceito território dificulta sua compreensão como arena de disputa de poderes. Por fim, a falta de menção de referenciais teóricos colabora com um discurso superficial de tais conceitos, contribuindo com uma visão geral e genérica, o que, em nosso modo de ver não deveria acontecer com um documento normativo educacional de caráter nacional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 23 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 190224890 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConceitoTerritórioBNCC..pdf | 2.02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
