Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46588
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A ausência de justa causa da ação penal através do princípio da insignificância como proteção à pessoa com deficiência perante as barreiras sociais
Autor(es): Martins, Miguel Cabral de Araújo
Primeiro orientador: Barbosa, Karlos Alves
Primeiro membro da banca: Fulgêncio Neto, Epaminondas
Segundo membro da banca: Nogueira, Marco Aurélio
Resumo: Este trabalho analisa a efetividade da justa causa como instituto jurídico, utilizado para combater as desigualdades e vulnerabilidades no processo penal. A pesquisa busca demonstrar como essa figura, essencial para a acusação e a procedibilidade da ação penal, pode ser uma ferramenta de justiça, principalmente na proteção das pessoas com deficiência. Além disso, o projeto investiga se o rigor da lei e a persecução processual do Estado, dotado de força econômica e probatória, são aplicados de maneira proporcional e razoável às pessoas com deficiência, que enfrentam barreiras sociais. A análise também inclui o princípio da insignificância, considerando como ele pode influenciar a ausência de justa causa e, consequentemente, de ação penal, ao observar o desequilíbrio entre a conduta praticada e a sanção imposta. Em particular, examina-se a desigualdade enfrentada pelas pessoas com deficiência, agravada pela inacessibilidade e pelo desrespeito à sua dignidade, muitas vezes promovido pelo próprio poder público. Para tanto, será necessário considerar as contribuições de juristas internacionais que adotam uma perspectiva inclusiva, como referência para os operadores do direito brasileiro, a fim de aplicar a lei de forma mais justa e equitativa.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Person with disability
Inclusão
Inclusion
Acessibilidade
Accessibility
Dignidade
Dignity
Desproporcionalidade
Disproportionality
Vulnerabilidade
Vulnerability
Punitivismo
Punitivism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Miguel Cabral de Araújo. A ausência de justa causa da ação penal através do princípio da insignificância como proteção à pessoa com deficiência perante as barreiras sociais. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46588
Data de defesa: 6-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AusênciaJustaCausa.pdfTCC414.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.