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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46561| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8952-4251 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Ensino de química inclusivo: mapeamento das produções nacionais para suporte aos docentes |
| Alternate title (s): | Inclusive chemistry teaching: mapping national productions to support teachers |
| Author: | Tizzo, Danielle Ferreira |
| First Advisor: | Silveira, Helder Eterno da |
| First member of the Committee: | Souza, Paulo Vitor Teodoro de |
| Second member of the Committee: | Mendes, Rafael Martins |
| Summary: | A educação especial, nos tempos atuais, é um segmento dedicado a auxiliar indivíduos com alguma deficiência, tanto na escola quanto na sociedade. Essa prática remonta às civilizações mais antigas, sendo moldada pelos processos históricos e culturais de inclusão e exclusão. As áreas relacionadas à Educação desempenharam um papel fundamental na transformação da realidade atual, com lutas e desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores inspirados nas ideias de Paulo Freire. Compartilho dessa visão e acredito na importância de dar continuidade a esse trabalho por meio de novas pesquisas e propostas voltadas ao ensino, com o objetivo maior de educar de forma integral. Para alcançar esse propósito, é essencial contar com educador(a)es bem-preparados e materiais que apoiem suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, foi elaborado um guia prático de estratégias inclusivas para o ensino de Química, contendo orientações detalhadas para os docentes. Espera-se que este material contribua para a aplicação de práticas inclusivas, promovendo maior participação e aprendizagem de alunos (as) com diferentes deficiências no ambiente escolar brasileiro. Assim, entende-se a educação inclusiva como uma proposta político-pedagógica em constante construção, cuja finalidade é assegurar o direito de todos à educação no espaço da escola regular, com base na equidade e no reconhecimento das diferenças. |
| Abstract: | Special education, today, is a sector dedicated to assisting individuals with disabilities, both in school and in society. This practice dates back to the most ancient civilizations and is shaped by historical and cultural processes of inclusion and exclusion. Education-related fields have played a fundamental role in transforming today's reality, with struggles and the development of innovative pedagogical projects inspired by Paulo Freire's ideas. I share this vision and believe in the importance of continuing this work through new research and teaching proposals, with the ultimate goal of comprehensive education. To achieve this goal, it is essential to have well-prepared educators and materials that support their pedagogical practices. In this context, a practical guide to inclusive strategies for teaching chemistry was developed, containing detailed guidelines for teachers. It is hoped that this material will contribute to the implementation of inclusive practices, promoting greater participation and learning of students with various disabilities in the Brazilian school environment. Thus, inclusive education is understood as a political- pedagogical proposal in constant construction, the purpose of which is to ensure everyone's right to education in the regular school space, based on equity and recognition of differences. |
| Keywords: | Ensino de Química Chemistry Teaching Educação Inclusiva Inclusive Education Metodologias Ativas Active Methodologies Produções Nacionais National Productions Docentes Teachers Suporte Pedagógico Pedagogical Support |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Subject: | Ciências - estudo e ensino Química - Estudo e ensino Educação inclusiva |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
| Quote: | TIZZO, Danielle Ferreira. Ensino de química inclusivo: mapeamento das produções nacionais para suporte aos docentes. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5189. |
| Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5189 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46561 |
| Date of defense: | 29-Apr-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoQuímicaInclusivo.pdf | Dissertação | 4.45 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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