Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46561
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorTizzo, Danielle Ferreira-
dc.date.accessioned2025-08-06T14:01:02Z-
dc.date.available2025-08-06T14:01:02Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationTIZZO, Danielle Ferreira. Ensino de química inclusivo: mapeamento das produções nacionais para suporte aos docentes. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5189.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46561-
dc.description.abstractSpecial education, today, is a sector dedicated to assisting individuals with disabilities, both in school and in society. This practice dates back to the most ancient civilizations and is shaped by historical and cultural processes of inclusion and exclusion. Education-related fields have played a fundamental role in transforming today's reality, with struggles and the development of innovative pedagogical projects inspired by Paulo Freire's ideas. I share this vision and believe in the importance of continuing this work through new research and teaching proposals, with the ultimate goal of comprehensive education. To achieve this goal, it is essential to have well-prepared educators and materials that support their pedagogical practices. In this context, a practical guide to inclusive strategies for teaching chemistry was developed, containing detailed guidelines for teachers. It is hoped that this material will contribute to the implementation of inclusive practices, promoting greater participation and learning of students with various disabilities in the Brazilian school environment. Thus, inclusive education is understood as a political- pedagogical proposal in constant construction, the purpose of which is to ensure everyone's right to education in the regular school space, based on equity and recognition of differences.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectChemistry Teachingpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectProduções Nacionaispt_BR
dc.subjectNational Productionspt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectSuporte Pedagógicopt_BR
dc.subjectPedagogical Supportpt_BR
dc.titleEnsino de química inclusivo: mapeamento das produções nacionais para suporte aos docentespt_BR
dc.title.alternativeInclusive chemistry teaching: mapping national productions to support teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Helder Eterno da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Rafael Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828938541881117pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8822272309604382pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA educação especial, nos tempos atuais, é um segmento dedicado a auxiliar indivíduos com alguma deficiência, tanto na escola quanto na sociedade. Essa prática remonta às civilizações mais antigas, sendo moldada pelos processos históricos e culturais de inclusão e exclusão. As áreas relacionadas à Educação desempenharam um papel fundamental na transformação da realidade atual, com lutas e desenvolvimento de projetos pedagógicos inovadores inspirados nas ideias de Paulo Freire. Compartilho dessa visão e acredito na importância de dar continuidade a esse trabalho por meio de novas pesquisas e propostas voltadas ao ensino, com o objetivo maior de educar de forma integral. Para alcançar esse propósito, é essencial contar com educador(a)es bem-preparados e materiais que apoiem suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, foi elaborado um guia prático de estratégias inclusivas para o ensino de Química, contendo orientações detalhadas para os docentes. Espera-se que este material contribua para a aplicação de práticas inclusivas, promovendo maior participação e aprendizagem de alunos (as) com diferentes deficiências no ambiente escolar brasileiro. Assim, entende-se a educação inclusiva como uma proposta político-pedagógica em constante construção, cuja finalidade é assegurar o direito de todos à educação no espaço da escola regular, com base na equidade e no reconhecimento das diferenças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5189pt_BR
dc.orcid.putcode189382592-
dc.crossref.doibatchid51bec3df-44b2-4514-b55f-5a2212ac2f0d-
dc.subject.autorizadoCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação inclusivapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoQuímicaInclusivo.pdfDissertação4.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.