Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46523
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2894-5554
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Programação linear: o problema de alocação de carga didática
Autor: Marcos, Wesley Pereira
Primer orientador: Rodrigues, Laís Bássame
Primer miembro de la banca: Rezende, Germano Abud de
Segundo miembro de la banca: Agustini, Edson
Resumen: Com o intuito de solucionar o problema de alocação de carga horária docente para o semestre 2025/1 do curso de Estatística da Universidade Federal de Uberlândia, o presente trabalho propôs o uso da Programação Linear Inteira com o Método Branch-and-Bound para modelar o problema. A implementação foi realizada no Google Colaboratory, por meio de uma aplicação em Python utilizando a biblioteca Pyomo e o solver CBC. O modelo desenvolvido teve como objetivo maximizar a função de satisfação da alocação de carga horária docente, considerando dois esquemas distintos de ponderação: um baseado em decaimento hiperbólico e outro em decaimento exponencial. Com a aplicação dos dois casos observou-se importância da escolha adequada da função peso na maximização da satisfação da alocação da carga horária aos docentes.
Abstract: In order to solve the problem of teaching assignment for the Statistics course 2025/1 semester at the Federal University of Uberlândia, this work proposed the use of Integer Linear Programming with the Branch-and-Bound Method to model the problem. The implementation was carried out in Google Colaboratory, through a Python application using the Pyomo library and the CBC solver. The model developed aimed to maximize the satisfaction function of the teaching hours allocation, considering two different weighting schemes: one based on hyperbolic decay and the other on exponential decay. With the application of the two recommended cases, it is important to choose the appropriate function to maximize the satisfaction of the teaching hours allocation to teachers.
Palabras clave: Programação Linear Inteira
Alocação de carga horária docente
Colaboratory
Python
Método Branch-and-Bound
Integer Linear Programming
teaching assignment
Colaboratory
Python
Branch-and-Bound Method
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::ANALISE NUMERICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARCOS, Wesley Pereira; RODRIGUES, Laís Bássame. Programação linear: o problema de alocação de carga didática. 2025. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46523
Fecha de defensa: 11-jul-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProgramaçãoLinearProblema.pdfTCC1.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons