Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarcos, Wesley Pereira-
dc.date.accessioned2025-07-31T16:42:27Z-
dc.date.available2025-07-31T16:42:27Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.citationMARCOS, Wesley Pereira; RODRIGUES, Laís Bássame. Programação linear: o problema de alocação de carga didática. 2025. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46523-
dc.description.abstractIn order to solve the problem of teaching assignment for the Statistics course 2025/1 semester at the Federal University of Uberlândia, this work proposed the use of Integer Linear Programming with the Branch-and-Bound Method to model the problem. The implementation was carried out in Google Colaboratory, through a Python application using the Pyomo library and the CBC solver. The model developed aimed to maximize the satisfaction function of the teaching hours allocation, considering two different weighting schemes: one based on hyperbolic decay and the other on exponential decay. With the application of the two recommended cases, it is important to choose the appropriate function to maximize the satisfaction of the teaching hours allocation to teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/us/*
dc.subjectProgramação Linear Inteirapt_BR
dc.subjectAlocação de carga horária docentept_BR
dc.subjectColaboratorypt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectMétodo Branch-and-Boundpt_BR
dc.subjectInteger Linear Programmingpt_BR
dc.subjectteaching assignmentpt_BR
dc.subjectColaboratorypt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectBranch-and-Bound Methodpt_BR
dc.titleProgramação linear: o problema de alocação de carga didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Laís Bássame-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430848552649018pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Germano Abud de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4057045968849847pt_BR
dc.contributor.referee2Agustini, Edson-
dc.contributor.referee2LattesCV: http://lattes.cnpq.br/1537249856486330pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0142880565217380pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de solucionar o problema de alocação de carga horária docente para o semestre 2025/1 do curso de Estatística da Universidade Federal de Uberlândia, o presente trabalho propôs o uso da Programação Linear Inteira com o Método Branch-and-Bound para modelar o problema. A implementação foi realizada no Google Colaboratory, por meio de uma aplicação em Python utilizando a biblioteca Pyomo e o solver CBC. O modelo desenvolvido teve como objetivo maximizar a função de satisfação da alocação de carga horária docente, considerando dois esquemas distintos de ponderação: um baseado em decaimento hiperbólico e outro em decaimento exponencial. Com a aplicação dos dois casos observou-se importância da escolha adequada da função peso na maximização da satisfação da alocação da carga horária aos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration93pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::ANALISE NUMERICApt_BR
dc.orcid.putcode189023727-
Appears in Collections:TCC - Matemática (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProgramaçãoLinearProblema.pdfTCC1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons