Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46523
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2894-5554
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Programação linear: o problema de alocação de carga didática
Author: Marcos, Wesley Pereira
First Advisor: Rodrigues, Laís Bássame
First member of the Committee: Rezende, Germano Abud de
Second member of the Committee: Agustini, Edson
Summary: Com o intuito de solucionar o problema de alocação de carga horária docente para o semestre 2025/1 do curso de Estatística da Universidade Federal de Uberlândia, o presente trabalho propôs o uso da Programação Linear Inteira com o Método Branch-and-Bound para modelar o problema. A implementação foi realizada no Google Colaboratory, por meio de uma aplicação em Python utilizando a biblioteca Pyomo e o solver CBC. O modelo desenvolvido teve como objetivo maximizar a função de satisfação da alocação de carga horária docente, considerando dois esquemas distintos de ponderação: um baseado em decaimento hiperbólico e outro em decaimento exponencial. Com a aplicação dos dois casos observou-se importância da escolha adequada da função peso na maximização da satisfação da alocação da carga horária aos docentes.
Abstract: In order to solve the problem of teaching assignment for the Statistics course 2025/1 semester at the Federal University of Uberlândia, this work proposed the use of Integer Linear Programming with the Branch-and-Bound Method to model the problem. The implementation was carried out in Google Colaboratory, through a Python application using the Pyomo library and the CBC solver. The model developed aimed to maximize the satisfaction function of the teaching hours allocation, considering two different weighting schemes: one based on hyperbolic decay and the other on exponential decay. With the application of the two recommended cases, it is important to choose the appropriate function to maximize the satisfaction of the teaching hours allocation to teachers.
Keywords: Programação Linear Inteira
Alocação de carga horária docente
Colaboratory
Python
Método Branch-and-Bound
Integer Linear Programming
teaching assignment
Colaboratory
Python
Branch-and-Bound Method
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::ANALISE NUMERICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MARCOS, Wesley Pereira; RODRIGUES, Laís Bássame. Programação linear: o problema de alocação de carga didática. 2025. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46523
Date of defense: 11-Jul-2025
Appears in Collections:TCC - Matemática (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProgramaçãoLinearProblema.pdfTCC1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons