Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46468
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação Física inclusiva: revisão bibliográfica
Autor(es): Alves, Marco Tulio Barbosa
Primeiro orientador: Bertoni, Sônia
Primeiro membro da banca: Nicole, Aline da Silva
Segundo membro da banca: Teodoro, Bruno Gonzaga
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar quais foram os artigos sobre inclusão na Educação Física Escolar publicados nas revistas brasileiras, nos últimos 10 anos. Mais especificamente visa identificar os objetivos dos artigos e os principais resultados. A pesquisa é do tipo bibliográfica. A base de dados para a coleta de dados foi a Scielo. Foi possível identificar 10 artigos que abordaram o tema central inclusão na Educação Física Escolar, no período de 2015 a 2024. Os artigos selecionados revelam que, embora a inclusão esteja consolidada como um princípio fundamental das políticas educacionais, sua concretização nas aulas de Educação Física ainda enfrenta inúmeros desafios. Os principais desafios são a carência de formação continuada dos professores, incluindo a crença de não eficácia por eles, a escassez de recursos pedagógicos e materiais adequados, bem como a falta de infraestrutura adequada nas escolas. Ao mesmo tempo, os estudos também evidenciam experiências positivas e estratégias que favorecem a construção de práticas mais inclusivas como o ensino colaborativo, o uso da tecnologia assistiva, estratégias de ensino diferenciadas e a educação somática. Assim, conclui-se que, para que a Educação Física cumpra de fato com o seu papel social e educativo de maneira verdadeiramente inclusiva, é indispensável investir na formação inicial e continuada dos professores, na construção de propostas pedagógicas flexíveis e no fortalecimento das políticas públicas que garantam as condições estruturais e humanas necessárias à efetivação da inclusão escolar.
Palavras-chave: Educação Física escolar
Deficiência
Inclusão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Marco Tulio Barbosa. Educação Física inclusiva: revisão bibliográfica. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46468
Data de defesa: 7-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçãoFísicaInclusiva.pdfRevisão Bibliográfica283.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons