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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46468Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Alves, Marco Tulio Barbosa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-23T14:33:34Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-23T14:33:34Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
| dc.identifier.citation | ALVES, Marco Tulio Barbosa. Educação Física inclusiva: revisão bibliográfica. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46468 | - |
| dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Educação Física escolar | pt_BR |
| dc.subject | Deficiência | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.title | Educação Física inclusiva: revisão bibliográfica | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Bertoni, Sônia | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | 2937 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Nicole, Aline da Silva | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | 2937 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Teodoro, Bruno Gonzaga | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | 2937 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar quais foram os artigos sobre inclusão na Educação Física Escolar publicados nas revistas brasileiras, nos últimos 10 anos. Mais especificamente visa identificar os objetivos dos artigos e os principais resultados. A pesquisa é do tipo bibliográfica. A base de dados para a coleta de dados foi a Scielo. Foi possível identificar 10 artigos que abordaram o tema central inclusão na Educação Física Escolar, no período de 2015 a 2024. Os artigos selecionados revelam que, embora a inclusão esteja consolidada como um princípio fundamental das políticas educacionais, sua concretização nas aulas de Educação Física ainda enfrenta inúmeros desafios. Os principais desafios são a carência de formação continuada dos professores, incluindo a crença de não eficácia por eles, a escassez de recursos pedagógicos e materiais adequados, bem como a falta de infraestrutura adequada nas escolas. Ao mesmo tempo, os estudos também evidenciam experiências positivas e estratégias que favorecem a construção de práticas mais inclusivas como o ensino colaborativo, o uso da tecnologia assistiva, estratégias de ensino diferenciadas e a educação somática. Assim, conclui-se que, para que a Educação Física cumpra de fato com o seu papel social e educativo de maneira verdadeiramente inclusiva, é indispensável investir na formação inicial e continuada dos professores, na construção de propostas pedagógicas flexíveis e no fortalecimento das políticas públicas que garantam as condições estruturais e humanas necessárias à efetivação da inclusão escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 16 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Educação Física | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EducaçãoFísicaInclusiva.pdf | Revisão Bibliográfica | 283.45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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