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dc.creatorAlves, Marco Tulio Barbosa-
dc.date.accessioned2025-07-23T14:33:34Z-
dc.date.available2025-07-23T14:33:34Z-
dc.date.issued2025-05-07-
dc.identifier.citationALVES, Marco Tulio Barbosa. Educação Física inclusiva: revisão bibliográfica. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46468-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleEducação Física inclusiva: revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Sônia-
dc.contributor.advisor1Lattes2937pt_BR
dc.contributor.referee1Nicole, Aline da Silva-
dc.contributor.referee1Lattes2937pt_BR
dc.contributor.referee2Teodoro, Bruno Gonzaga-
dc.contributor.referee2Lattes2937pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar quais foram os artigos sobre inclusão na Educação Física Escolar publicados nas revistas brasileiras, nos últimos 10 anos. Mais especificamente visa identificar os objetivos dos artigos e os principais resultados. A pesquisa é do tipo bibliográfica. A base de dados para a coleta de dados foi a Scielo. Foi possível identificar 10 artigos que abordaram o tema central inclusão na Educação Física Escolar, no período de 2015 a 2024. Os artigos selecionados revelam que, embora a inclusão esteja consolidada como um princípio fundamental das políticas educacionais, sua concretização nas aulas de Educação Física ainda enfrenta inúmeros desafios. Os principais desafios são a carência de formação continuada dos professores, incluindo a crença de não eficácia por eles, a escassez de recursos pedagógicos e materiais adequados, bem como a falta de infraestrutura adequada nas escolas. Ao mesmo tempo, os estudos também evidenciam experiências positivas e estratégias que favorecem a construção de práticas mais inclusivas como o ensino colaborativo, o uso da tecnologia assistiva, estratégias de ensino diferenciadas e a educação somática. Assim, conclui-se que, para que a Educação Física cumpra de fato com o seu papel social e educativo de maneira verdadeiramente inclusiva, é indispensável investir na formação inicial e continuada dos professores, na construção de propostas pedagógicas flexíveis e no fortalecimento das políticas públicas que garantam as condições estruturais e humanas necessárias à efetivação da inclusão escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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