Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46468
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação Física inclusiva: revisão bibliográfica
Autor: Alves, Marco Tulio Barbosa
Primer orientador: Bertoni, Sônia
Primer miembro de la banca: Nicole, Aline da Silva
Segundo miembro de la banca: Teodoro, Bruno Gonzaga
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar quais foram os artigos sobre inclusão na Educação Física Escolar publicados nas revistas brasileiras, nos últimos 10 anos. Mais especificamente visa identificar os objetivos dos artigos e os principais resultados. A pesquisa é do tipo bibliográfica. A base de dados para a coleta de dados foi a Scielo. Foi possível identificar 10 artigos que abordaram o tema central inclusão na Educação Física Escolar, no período de 2015 a 2024. Os artigos selecionados revelam que, embora a inclusão esteja consolidada como um princípio fundamental das políticas educacionais, sua concretização nas aulas de Educação Física ainda enfrenta inúmeros desafios. Os principais desafios são a carência de formação continuada dos professores, incluindo a crença de não eficácia por eles, a escassez de recursos pedagógicos e materiais adequados, bem como a falta de infraestrutura adequada nas escolas. Ao mesmo tempo, os estudos também evidenciam experiências positivas e estratégias que favorecem a construção de práticas mais inclusivas como o ensino colaborativo, o uso da tecnologia assistiva, estratégias de ensino diferenciadas e a educação somática. Assim, conclui-se que, para que a Educação Física cumpra de fato com o seu papel social e educativo de maneira verdadeiramente inclusiva, é indispensável investir na formação inicial e continuada dos professores, na construção de propostas pedagógicas flexíveis e no fortalecimento das políticas públicas que garantam as condições estruturais e humanas necessárias à efetivação da inclusão escolar.
Palabras clave: Educação Física escolar
Deficiência
Inclusão
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Marco Tulio Barbosa. Educação Física inclusiva: revisão bibliográfica. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46468
Fecha de defensa: 7-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoFísicaInclusiva.pdfRevisão Bibliográfica283.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons