Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46420
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-9987-1191
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2027-07-06
Título: Adaptação do Material Dourado para Deficientes Visuais: Uma proposta de Design de Produto Centrado no Usuário
Título(s) alternativo(s): Adapting the Golden Material for the Visually Impaired: A User-Centered Product Design Proposal
Autor(es): Severino, Erika Cristina
Primeiro orientador: Carneiro, Gabriela Pereira
Primeiro membro da banca: Freire, Rodrigo Argenton
Segundo membro da banca: Friso, Valéria Ramos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um material pedagógico adapta do para o ensino de matemática a pessoas com deficiência visual, considerando tanto crianças, jovens, adultos e idosos em processo de alfabetização. A proposta parte da adaptação do material dourado, um recurso didático tradicional, com foco na acessibilidade por meio de elementos táteis e encaixes que preservam sua função pedagógica. A metodologia empregada segue os princípios do de sign centrado no usuário, utilizando o modelo do Double Diamond e envolvendo diretamente os usuários no processo de codesign. A pesquisa incluiu visitas à Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Uberlândia, entrevistas e testes de usabilidade com os usuários e profissionais da área, além da análise de jogos e recursos acessíveis já existentes. Como resultado, foi desenvolvido um con junto de peças táteis, intitulado “Toque Lógico” que favorecem a aprendizagem concreta de conceitos matemáticos, além de um manual acessível em formato concertina, com informações em braille e tinta. O projeto busca contribuir para a inclusão educacional ao promover a autonomia, a participação ativa e o respeito às especificidades sensoriais de pessoas com deficiência visual em diferentes faixas etárias.
Abstract: The aim of this study is to develop a pedagogical material adapted for teaching mathematics to people with visual impairments, considering children, young pe ople, adults and the elderly in the process of learning to read and write. The proposal is based on the adaptation of the golden material, a traditional teaching resource, with a focus on accessibility through tactile elements and fittings that preserve its pedagogical function. The methodology used follows the principles of user-centered design, using the Double Diamond model and directly involving users in the co-design process. The research included visits to the Association of People with Visual Impairment in Uberlândia, interviews and usability tests with users and professionals in the area, in addition to the analysis of existing accessi ble games and resources. As a result, a set of tactile pieces entitled “Toque Lógi co” was developed that favor the concrete learning of mathematical concepts, in addition to an accessible manual in concertina format, with information in Braille and ink. The project seeks to contribute to educational inclusion by promoting autonomy, active participation and respect for the sensory specificities of people with visual impairments in different age groups.
Palavras-chave: Deficiência Visual
Inclusão
Acessibilidade
Alfabetização
Ensino de Matemática
Design Inclusivo
Visual Impairment
Inclusion
Accessibility
Mathematics Te aching
Inclusive Design
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SEVERINO, Erika Cristina. Adaptação do Material Dourado para Deficientes Visuais: Uma proposta de Design de Produto Centrado no Usuário. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46420
Data de defesa: 6-Jul-2025
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdaptaçãoMaterialDourado.pdf
  Até 2027-07-06
TCC23.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons