Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46420
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSeverino, Erika Cristina-
dc.date.accessioned2025-07-17T14:16:49Z-
dc.date.available2025-07-17T14:16:49Z-
dc.date.issued2025-07-06-
dc.identifier.citationSEVERINO, Erika Cristina. Adaptação do Material Dourado para Deficientes Visuais: Uma proposta de Design de Produto Centrado no Usuário. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46420-
dc.description.abstractThe aim of this study is to develop a pedagogical material adapted for teaching mathematics to people with visual impairments, considering children, young pe ople, adults and the elderly in the process of learning to read and write. The proposal is based on the adaptation of the golden material, a traditional teaching resource, with a focus on accessibility through tactile elements and fittings that preserve its pedagogical function. The methodology used follows the principles of user-centered design, using the Double Diamond model and directly involving users in the co-design process. The research included visits to the Association of People with Visual Impairment in Uberlândia, interviews and usability tests with users and professionals in the area, in addition to the analysis of existing accessi ble games and resources. As a result, a set of tactile pieces entitled “Toque Lógi co” was developed that favor the concrete learning of mathematical concepts, in addition to an accessible manual in concertina format, with information in Braille and ink. The project seeks to contribute to educational inclusion by promoting autonomy, active participation and respect for the sensory specificities of people with visual impairments in different age groups.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectDesign Inclusivopt_BR
dc.subjectVisual Impairmentpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectMathematics Te achingpt_BR
dc.subjectInclusive Designpt_BR
dc.titleAdaptação do Material Dourado para Deficientes Visuais: Uma proposta de Design de Produto Centrado no Usuáriopt_BR
dc.title.alternativeAdapting the Golden Material for the Visually Impaired: A User-Centered Product Design Proposalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carneiro, Gabriela Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0096384217263616pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Rodrigo Argenton-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354987634948807pt_BR
dc.contributor.referee2Friso, Valéria Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5184432517275033pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver um material pedagógico adapta do para o ensino de matemática a pessoas com deficiência visual, considerando tanto crianças, jovens, adultos e idosos em processo de alfabetização. A proposta parte da adaptação do material dourado, um recurso didático tradicional, com foco na acessibilidade por meio de elementos táteis e encaixes que preservam sua função pedagógica. A metodologia empregada segue os princípios do de sign centrado no usuário, utilizando o modelo do Double Diamond e envolvendo diretamente os usuários no processo de codesign. A pesquisa incluiu visitas à Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Uberlândia, entrevistas e testes de usabilidade com os usuários e profissionais da área, além da análise de jogos e recursos acessíveis já existentes. Como resultado, foi desenvolvido um con junto de peças táteis, intitulado “Toque Lógico” que favorecem a aprendizagem concreta de conceitos matemáticos, além de um manual acessível em formato concertina, com informações em braille e tinta. O projeto busca contribuir para a inclusão educacional ao promover a autonomia, a participação ativa e o respeito às especificidades sensoriais de pessoas com deficiência visual em diferentes faixas etárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.embargo.termsRazão III - Resultado de pesquisa cujo conteúdo seja passível de ser patenteado ou publicado em livros e capítulos;pt_BR
dc.orcid.putcode188163229-
dc.description.embargo2027-07-06-
Aparece en las colecciones:TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AdaptaçãoMaterialDourado.pdf
  Hasta 2027-07-06
TCC23.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons