Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46420Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Severino, Erika Cristina | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-17T14:16:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-17T14:16:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-06 | - |
| dc.identifier.citation | SEVERINO, Erika Cristina. Adaptação do Material Dourado para Deficientes Visuais: Uma proposta de Design de Produto Centrado no Usuário. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46420 | - |
| dc.description.abstract | The aim of this study is to develop a pedagogical material adapted for teaching mathematics to people with visual impairments, considering children, young pe ople, adults and the elderly in the process of learning to read and write. The proposal is based on the adaptation of the golden material, a traditional teaching resource, with a focus on accessibility through tactile elements and fittings that preserve its pedagogical function. The methodology used follows the principles of user-centered design, using the Double Diamond model and directly involving users in the co-design process. The research included visits to the Association of People with Visual Impairment in Uberlândia, interviews and usability tests with users and professionals in the area, in addition to the analysis of existing accessi ble games and resources. As a result, a set of tactile pieces entitled “Toque Lógi co” was developed that favor the concrete learning of mathematical concepts, in addition to an accessible manual in concertina format, with information in Braille and ink. The project seeks to contribute to educational inclusion by promoting autonomy, active participation and respect for the sensory specificities of people with visual impairments in different age groups. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Design Inclusivo | pt_BR |
| dc.subject | Visual Impairment | pt_BR |
| dc.subject | Inclusion | pt_BR |
| dc.subject | Accessibility | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics Te aching | pt_BR |
| dc.subject | Inclusive Design | pt_BR |
| dc.title | Adaptação do Material Dourado para Deficientes Visuais: Uma proposta de Design de Produto Centrado no Usuário | pt_BR |
| dc.title.alternative | Adapting the Golden Material for the Visually Impaired: A User-Centered Product Design Proposal | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carneiro, Gabriela Pereira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0096384217263616 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Freire, Rodrigo Argenton | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1354987634948807 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Friso, Valéria Ramos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5184432517275033 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo desenvolver um material pedagógico adapta do para o ensino de matemática a pessoas com deficiência visual, considerando tanto crianças, jovens, adultos e idosos em processo de alfabetização. A proposta parte da adaptação do material dourado, um recurso didático tradicional, com foco na acessibilidade por meio de elementos táteis e encaixes que preservam sua função pedagógica. A metodologia empregada segue os princípios do de sign centrado no usuário, utilizando o modelo do Double Diamond e envolvendo diretamente os usuários no processo de codesign. A pesquisa incluiu visitas à Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Uberlândia, entrevistas e testes de usabilidade com os usuários e profissionais da área, além da análise de jogos e recursos acessíveis já existentes. Como resultado, foi desenvolvido um con junto de peças táteis, intitulado “Toque Lógico” que favorecem a aprendizagem concreta de conceitos matemáticos, além de um manual acessível em formato concertina, com informações em braille e tinta. O projeto busca contribuir para a inclusão educacional ao promover a autonomia, a participação ativa e o respeito às especificidades sensoriais de pessoas com deficiência visual em diferentes faixas etárias. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Design | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 50 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | Razão III - Resultado de pesquisa cujo conteúdo seja passível de ser patenteado ou publicado em livros e capítulos; | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 188163229 | - |
| dc.description.embargo | 2027-07-06 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Design | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AdaptaçãoMaterialDourado.pdf Hasta 2027-07-06 | TCC | 23.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons