Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-1661-1910 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental |
| Título(s) alternativo(s): | Mathematics Education: Key Learning Difficulties Faced by Public School Students in the Final Grades of Primary Education Enseignement des mathématiques : principales difficultés d'apprentissage des mathématiques chez les élèves des classes finales de l'enseignement fondamental dans les écoles publiques. |
| Autor(es): | Carvalho, Pedro Paulo de |
| Primeiro orientador: | Souza, Bruno Andrade de |
| Primeiro membro da banca: | Araujo, Lucio Borges de |
| Segundo membro da banca: | Lima, Raildo Santos de |
| Resumo: | Este trabalho investigou as principais dificuldades no aprendizado de Matemática entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo. Por meio de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa aplicou-se um questionário fechado à 31 estudantes buscando compreender suas percepções sobre o ensino da disciplina. Os resultados evidenciaram que a maior dificuldade está na memorização de fórmulas e na aplicação prática dos conteúdos. Se observou também que os alunos valorizam metodologias ativas, como resolução de problemas em grupo, e destacaram a importância de explicações detalhadas e tempo para sanar dúvidas. O estudo ainda ressaltou o papel fundamental da família no processo de aprendizagem embora fatores socioeconômicos possam limitar esse apoio. Concluiu-se que melhorar o ensino da Matemática exige práticas pedagógicas significativas, formação continuada dos professores, investimentos em infraestrutura e ações que promovam parceria entre escola e família. O trabalho aponta para a necessidade de se ter uma abordagem integrada que considere as especificidades dos alunos e o contexto social em que estão inseridos de modo a visar a construção de uma aprendizagem mais equitativa, crítica e efetiva. |
| Palavras-chave: | Ensino da Matemática Escola Pública Família e Educação Metodologias Ativas |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | CARVALHO, Pedro Paulo de. Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoMatemáticaPrincipais.pdf | TCC | 334.94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
