Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-1661-1910
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental
Alternate title (s): Mathematics Education: Key Learning Difficulties Faced by Public School Students in the Final Grades of Primary Education
Enseignement des mathématiques : principales difficultés d'apprentissage des mathématiques chez les élèves des classes finales de l'enseignement fondamental dans les écoles publiques.
Author: Carvalho, Pedro Paulo de
First Advisor: Souza, Bruno Andrade de
First member of the Committee: Araujo, Lucio Borges de
Second member of the Committee: Lima, Raildo Santos de
Summary: Este trabalho investigou as principais dificuldades no aprendizado de Matemática entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo. Por meio de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa aplicou-se um questionário fechado à 31 estudantes buscando compreender suas percepções sobre o ensino da disciplina. Os resultados evidenciaram que a maior dificuldade está na memorização de fórmulas e na aplicação prática dos conteúdos. Se observou também que os alunos valorizam metodologias ativas, como resolução de problemas em grupo, e destacaram a importância de explicações detalhadas e tempo para sanar dúvidas. O estudo ainda ressaltou o papel fundamental da família no processo de aprendizagem embora fatores socioeconômicos possam limitar esse apoio. Concluiu-se que melhorar o ensino da Matemática exige práticas pedagógicas significativas, formação continuada dos professores, investimentos em infraestrutura e ações que promovam parceria entre escola e família. O trabalho aponta para a necessidade de se ter uma abordagem integrada que considere as especificidades dos alunos e o contexto social em que estão inseridos de modo a visar a construção de uma aprendizagem mais equitativa, crítica e efetiva.
Keywords: Ensino da Matemática
Escola Pública
Família e Educação
Metodologias Ativas
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Pedro Paulo de. Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoMatemáticaPrincipais.pdfTCC334.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.