Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406| ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-1661-1910 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental |
| Título (s) alternativo (s): | Mathematics Education: Key Learning Difficulties Faced by Public School Students in the Final Grades of Primary Education Enseignement des mathématiques : principales difficultés d'apprentissage des mathématiques chez les élèves des classes finales de l'enseignement fondamental dans les écoles publiques. |
| Autor: | Carvalho, Pedro Paulo de |
| Primer orientador: | Souza, Bruno Andrade de |
| Primer miembro de la banca: | Araujo, Lucio Borges de |
| Segundo miembro de la banca: | Lima, Raildo Santos de |
| Resumen: | Este trabalho investigou as principais dificuldades no aprendizado de Matemática entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo. Por meio de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa aplicou-se um questionário fechado à 31 estudantes buscando compreender suas percepções sobre o ensino da disciplina. Os resultados evidenciaram que a maior dificuldade está na memorização de fórmulas e na aplicação prática dos conteúdos. Se observou também que os alunos valorizam metodologias ativas, como resolução de problemas em grupo, e destacaram a importância de explicações detalhadas e tempo para sanar dúvidas. O estudo ainda ressaltou o papel fundamental da família no processo de aprendizagem embora fatores socioeconômicos possam limitar esse apoio. Concluiu-se que melhorar o ensino da Matemática exige práticas pedagógicas significativas, formação continuada dos professores, investimentos em infraestrutura e ações que promovam parceria entre escola e família. O trabalho aponta para a necessidade de se ter uma abordagem integrada que considere as especificidades dos alunos e o contexto social em que estão inseridos de modo a visar a construção de uma aprendizagem mais equitativa, crítica e efetiva. |
| Palabras clave: | Ensino da Matemática Escola Pública Família e Educação Metodologias Ativas |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | CARVALHO, Pedro Paulo de. Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoMatemáticaPrincipais.pdf | TCC | 334.94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
