Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-1661-1910
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental
Título (s) alternativo (s): Mathematics Education: Key Learning Difficulties Faced by Public School Students in the Final Grades of Primary Education
Enseignement des mathématiques : principales difficultés d'apprentissage des mathématiques chez les élèves des classes finales de l'enseignement fondamental dans les écoles publiques.
Autor: Carvalho, Pedro Paulo de
Primer orientador: Souza, Bruno Andrade de
Primer miembro de la banca: Araujo, Lucio Borges de
Segundo miembro de la banca: Lima, Raildo Santos de
Resumen: Este trabalho investigou as principais dificuldades no aprendizado de Matemática entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo. Por meio de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa aplicou-se um questionário fechado à 31 estudantes buscando compreender suas percepções sobre o ensino da disciplina. Os resultados evidenciaram que a maior dificuldade está na memorização de fórmulas e na aplicação prática dos conteúdos. Se observou também que os alunos valorizam metodologias ativas, como resolução de problemas em grupo, e destacaram a importância de explicações detalhadas e tempo para sanar dúvidas. O estudo ainda ressaltou o papel fundamental da família no processo de aprendizagem embora fatores socioeconômicos possam limitar esse apoio. Concluiu-se que melhorar o ensino da Matemática exige práticas pedagógicas significativas, formação continuada dos professores, investimentos em infraestrutura e ações que promovam parceria entre escola e família. O trabalho aponta para a necessidade de se ter uma abordagem integrada que considere as especificidades dos alunos e o contexto social em que estão inseridos de modo a visar a construção de uma aprendizagem mais equitativa, crítica e efetiva.
Palabras clave: Ensino da Matemática
Escola Pública
Família e Educação
Metodologias Ativas
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CARVALHO, Pedro Paulo de. Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoMatemáticaPrincipais.pdfTCC334.94 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.