Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Pedro Paulo de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-14T12:10:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-14T12:10:25Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Pedro Paulo de. Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46406 | - |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
| dc.subject | Família e Educação | pt_BR |
| dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| dc.title | Ensino de Matemática: Principais dificuldades no aprendizado de matemática para alunos de escola pública das séries finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
| dc.title.alternative | Mathematics Education: Key Learning Difficulties Faced by Public School Students in the Final Grades of Primary Education | pt_BR |
| dc.title.alternative | Enseignement des mathématiques : principales difficultés d'apprentissage des mathématiques chez les élèves des classes finales de l'enseignement fondamental dans les écoles publiques. | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Souza, Bruno Andrade de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5280854317034345 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Araujo, Lucio Borges de | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1633451941969946 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Lima, Raildo Santos de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8347783989886462 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho investigou as principais dificuldades no aprendizado de Matemática entre alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo. Por meio de uma pesquisa de campo com abordagem quantitativa aplicou-se um questionário fechado à 31 estudantes buscando compreender suas percepções sobre o ensino da disciplina. Os resultados evidenciaram que a maior dificuldade está na memorização de fórmulas e na aplicação prática dos conteúdos. Se observou também que os alunos valorizam metodologias ativas, como resolução de problemas em grupo, e destacaram a importância de explicações detalhadas e tempo para sanar dúvidas. O estudo ainda ressaltou o papel fundamental da família no processo de aprendizagem embora fatores socioeconômicos possam limitar esse apoio. Concluiu-se que melhorar o ensino da Matemática exige práticas pedagógicas significativas, formação continuada dos professores, investimentos em infraestrutura e ações que promovam parceria entre escola e família. O trabalho aponta para a necessidade de se ter uma abordagem integrada que considere as especificidades dos alunos e o contexto social em que estão inseridos de modo a visar a construção de uma aprendizagem mais equitativa, crítica e efetiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 28 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 187933450 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EnsinoMatemáticaPrincipais.pdf | TCC | 334.94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
