Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46348
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ortografia em uma sala do 6º ano do ensino fundamental – anos finais
Título(s) alternativo(s): Spelling in a classroom of 6th grade of elementary school – final years
Autor(es): Lotero, Adimara dos Santos Rocha .
Primeiro orientador: Córdula, Maíra Sueco Maegava Maíra
Primeiro membro da banca: Barbosa, Juliana Bertucci
Segundo membro da banca: Tagata, William Mineo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os desvios ortográficos na escrita dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, buscando analisar a natureza dos desvios presentes. A ortografia é considerada uma convenção social e a análise de desvios ortográficos desta pesquisa considerará a relação entre fala e escrita, a partir de uma aproximação da ortografia e estudos de fonologia, conforme Cagliari (2010), Massini-Cagliari (2005), Miranda (2010), Morais (2007, 2010) e Oliveira (2005). Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando dois instrumentos de coleta de produção escrita dos estudantes: um ditado de imagens, com a produção de palavras e frases isoladas, e uma produção de texto espontânea. Os participantes escolhidos foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola Estadual em Carmo do Paranaíba-MG. Na análise de dados da pesquisa, os desvios ortográficos que mais foram encontrados estão relacionados à transcrição fonética, que são casos em que o aluno desconhece a grafia convencionada e usa recursos fonológicos para escrever a palavra. Na discussão dos resultados, também houve discussão sobre a identificação dos desvios ortográficos nos dois instrumentos de coleta da pesquisa: tanto no ditado como na produção de texto, havia desvios motivados por fenômenos fonológicos. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância da reflexão no processo de ensino-aprendizagem da ortografia, diferenciando o que pertence à fala e o que pertence à escrita.
Abstract: This research aims to investigate spelling deviations in the writing of 6th grade students of Primary Education, seeking to analyze the nature of the present deviations. Spelling is considered a social convention, and the analysis of orthographic deviations in this research will take into account the relationship between speech and writing, based on an approximation of spelling and phonological studies according to Cagliari (2010), Massini-Cagliari (2005), Miranda (2010), Morais (2007, 2010), and Oliveira (2005). To achieve the proposed objectives, qualitative and quantitative research was carried out, using two instruments to collect students9 written production: a picture dictation, involving the production of isolated words and sentences, and spontaneous text production. The chosen participants were students from the 6th grade of the final years of Primary Education, from a state school in Carmo do Paranaíba-MG. In the data analysis, the most frequent spelling deviations were related to phonetic transcription, which are cases where the student is unfamiliar with the conventional spelling and uses phonological resources to write the word. In the discussion of results, there was also a focus on identifying spelling deviations in the two data collection instruments: both in dictation and in text production, there were deviations motivated by phonological phenomena. The results of this research point to the importance of reflection in the process of teaching and learning spelling, distinguishing between what belongs to speech and what belongs to writing, and noting that phonological phenomena may be represented in student writing, which can lead to spelling deviations.
Palavras-chave: Ortografia
Ensino de Língua Portuguesa
Relação Fala e Escrita
Spelling
Portuguese Language Teaching
Speech-Writing Relationship
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Língua portuguesa - Ortografia e soletração - Ensino fundamental
Escrita - Ensino fundamental
Fala - Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: LOTERO, Adimara dos Santos Rocha. Ortografia em uma sala do 6º ano do ensino fundamental – anos finais. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.719.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.719
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46348
Data de defesa: 25-Nov-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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