Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46348
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLotero, Adimara dos Santos Rocha .-
dc.date.accessioned2025-07-03T16:27:16Z-
dc.date.available2025-07-03T16:27:16Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationLOTERO, Adimara dos Santos Rocha. Ortografia em uma sala do 6º ano do ensino fundamental – anos finais. 2024. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.719.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46348-
dc.description.abstractThis research aims to investigate spelling deviations in the writing of 6th grade students of Primary Education, seeking to analyze the nature of the present deviations. Spelling is considered a social convention, and the analysis of orthographic deviations in this research will take into account the relationship between speech and writing, based on an approximation of spelling and phonological studies according to Cagliari (2010), Massini-Cagliari (2005), Miranda (2010), Morais (2007, 2010), and Oliveira (2005). To achieve the proposed objectives, qualitative and quantitative research was carried out, using two instruments to collect students9 written production: a picture dictation, involving the production of isolated words and sentences, and spontaneous text production. The chosen participants were students from the 6th grade of the final years of Primary Education, from a state school in Carmo do Paranaíba-MG. In the data analysis, the most frequent spelling deviations were related to phonetic transcription, which are cases where the student is unfamiliar with the conventional spelling and uses phonological resources to write the word. In the discussion of results, there was also a focus on identifying spelling deviations in the two data collection instruments: both in dictation and in text production, there were deviations motivated by phonological phenomena. The results of this research point to the importance of reflection in the process of teaching and learning spelling, distinguishing between what belongs to speech and what belongs to writing, and noting that phonological phenomena may be represented in student writing, which can lead to spelling deviations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectRelação Fala e Escritapt_BR
dc.subjectSpellingpt_BR
dc.subjectPortuguese Language Teachingpt_BR
dc.subjectSpeech-Writing Relationshippt_BR
dc.titleOrtografia em uma sala do 6º ano do ensino fundamental – anos finaispt_BR
dc.title.alternativeSpelling in a classroom of 6th grade of elementary school – final yearspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Córdula, Maíra Sueco Maegava Maíra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1557592425715282pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Juliana Bertucci-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2428313303884670pt_BR
dc.contributor.referee2Tagata, William Mineo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=A4C6005FA03BC0FFAF92207F963880BFpt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar os desvios ortográficos na escrita dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, buscando analisar a natureza dos desvios presentes. A ortografia é considerada uma convenção social e a análise de desvios ortográficos desta pesquisa considerará a relação entre fala e escrita, a partir de uma aproximação da ortografia e estudos de fonologia, conforme Cagliari (2010), Massini-Cagliari (2005), Miranda (2010), Morais (2007, 2010) e Oliveira (2005). Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando dois instrumentos de coleta de produção escrita dos estudantes: um ditado de imagens, com a produção de palavras e frases isoladas, e uma produção de texto espontânea. Os participantes escolhidos foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, de uma escola Estadual em Carmo do Paranaíba-MG. Na análise de dados da pesquisa, os desvios ortográficos que mais foram encontrados estão relacionados à transcrição fonética, que são casos em que o aluno desconhece a grafia convencionada e usa recursos fonológicos para escrever a palavra. Na discussão dos resultados, também houve discussão sobre a identificação dos desvios ortográficos nos dois instrumentos de coleta da pesquisa: tanto no ditado como na produção de texto, havia desvios motivados por fenômenos fonológicos. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância da reflexão no processo de ensino-aprendizagem da ortografia, diferenciando o que pertence à fala e o que pertence à escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration129pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.719pt_BR
dc.crossref.doibatchidc8c92fc6-c931-4cb8-8b5c-2dcabe115bf6-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoLíngua portuguesa - Ortografia e soletração - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.autorizadoEscrita - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.autorizadoFala - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
OrtografiaSala6ano.pdfDissertação4.55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.