Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46329| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Jogos e brincadeiras na inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Soares, Elza Meire dos Santos |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago |
| Primeiro membro da banca: | Faria, Tatiane Daby de Fatima |
| Segundo membro da banca: | Santos, Josely Alves dos |
| Resumo: | O presente artigo científico tem como objetivo, investigar a importância dos jogos e das brincadeiras como prática inclusiva no ambiente escolar como recursos que impulsionam o desenvolvimento de diversas competências. Isso se justifica pelo fato de que a infância representa uma etapa crucial na consolidação do processo de aprendizagem das crianças, como evidenciado pelos dados obtidos na pesquisa realizada. Nesse sentido, esta pesquisa consiste em um estudo teórico referente aos desafios de aprendizado com a finalidade de compreender os fatores que interferem nessas limitações, especialmente à inclusão e identificação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partiu-se da compreensão de que o brincar, quando planejado e adaptado, é uma técnica pedagógica e terapêutica de grande valor para esse público. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores como Vygotsky, Bender, Alves e Hostins, além de estudos recentes sobre o uso de jogos digitais e estratégias inclusivas. Os resultados apontaram que as atividades lúdicas contribuem significativamente para o desenvolvimento da comunicação, da interação social e das habilidades cognitivas das crianças com TEA. Também se observou que a mediação adequada do educador e o uso de tecnologias adaptadas potencializam os efeitos dessas práticas. Concluiu-se que a ludicidade, além de favorecer a aprendizagem, promove o bem-estar e a inclusão, sendo essencial que as intervenções sejam personalizadas, respeitando as necessidades individuais de cada criança. |
| Palavras-chave: | Inclusão Escolar Desenvolvimento Infantil Jogos Educativos TEA School Inclusion Child Development Educational Games Autism Spectrum Disorder (ASD) |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | SOARES, Elza Meire dos Santos. Jogos e brincadeira na inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46329 |
| Data de defesa: | 18-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JogosBrincadeirasInclusão.pdf | TCC | 186.75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
