Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46329
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Jogos e brincadeiras na inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Soares, Elza Meire dos Santos
Primer orientador: Oliveira, Guilherme Saramago
Primer miembro de la banca: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Segundo miembro de la banca: Santos, Josely Alves dos
Resumen: O presente artigo científico tem como objetivo, investigar a importância dos jogos e das brincadeiras como prática inclusiva no ambiente escolar como recursos que impulsionam o desenvolvimento de diversas competências. Isso se justifica pelo fato de que a infância representa uma etapa crucial na consolidação do processo de aprendizagem das crianças, como evidenciado pelos dados obtidos na pesquisa realizada. Nesse sentido, esta pesquisa consiste em um estudo teórico referente aos desafios de aprendizado com a finalidade de compreender os fatores que interferem nessas limitações, especialmente à inclusão e identificação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partiu-se da compreensão de que o brincar, quando planejado e adaptado, é uma técnica pedagógica e terapêutica de grande valor para esse público. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores como Vygotsky, Bender, Alves e Hostins, além de estudos recentes sobre o uso de jogos digitais e estratégias inclusivas. Os resultados apontaram que as atividades lúdicas contribuem significativamente para o desenvolvimento da comunicação, da interação social e das habilidades cognitivas das crianças com TEA. Também se observou que a mediação adequada do educador e o uso de tecnologias adaptadas potencializam os efeitos dessas práticas. Concluiu-se que a ludicidade, além de favorecer a aprendizagem, promove o bem-estar e a inclusão, sendo essencial que as intervenções sejam personalizadas, respeitando as necessidades individuais de cada criança.
Palabras clave: Inclusão Escolar
Desenvolvimento Infantil
Jogos Educativos
TEA
School Inclusion
Child Development
Educational Games
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOARES, Elza Meire dos Santos. Jogos e brincadeira na inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46329
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
JogosBrincadeirasInclusão.pdfTCC186.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.