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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSoares, Elza Meire dos Santos-
dc.date.accessioned2025-07-03T13:17:02Z-
dc.date.available2025-07-03T13:17:02Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationSOARES, Elza Meire dos Santos. Jogos e brincadeira na inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46329-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectSchool Inclusionpt_BR
dc.subjectChild Developmentpt_BR
dc.subjectEducational Gamespt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras na inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Tatiane Daby de Fatima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584847393958468pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Josely Alves dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160346954806173pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo científico tem como objetivo, investigar a importância dos jogos e das brincadeiras como prática inclusiva no ambiente escolar como recursos que impulsionam o desenvolvimento de diversas competências. Isso se justifica pelo fato de que a infância representa uma etapa crucial na consolidação do processo de aprendizagem das crianças, como evidenciado pelos dados obtidos na pesquisa realizada. Nesse sentido, esta pesquisa consiste em um estudo teórico referente aos desafios de aprendizado com a finalidade de compreender os fatores que interferem nessas limitações, especialmente à inclusão e identificação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partiu-se da compreensão de que o brincar, quando planejado e adaptado, é uma técnica pedagógica e terapêutica de grande valor para esse público. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores como Vygotsky, Bender, Alves e Hostins, além de estudos recentes sobre o uso de jogos digitais e estratégias inclusivas. Os resultados apontaram que as atividades lúdicas contribuem significativamente para o desenvolvimento da comunicação, da interação social e das habilidades cognitivas das crianças com TEA. Também se observou que a mediação adequada do educador e o uso de tecnologias adaptadas potencializam os efeitos dessas práticas. Concluiu-se que a ludicidade, além de favorecer a aprendizagem, promove o bem-estar e a inclusão, sendo essencial que as intervenções sejam personalizadas, respeitando as necessidades individuais de cada criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

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