Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46329
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Jogos e brincadeiras na inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Soares, Elza Meire dos Santos
First Advisor: Oliveira, Guilherme Saramago
First member of the Committee: Faria, Tatiane Daby de Fatima
Second member of the Committee: Santos, Josely Alves dos
Summary: O presente artigo científico tem como objetivo, investigar a importância dos jogos e das brincadeiras como prática inclusiva no ambiente escolar como recursos que impulsionam o desenvolvimento de diversas competências. Isso se justifica pelo fato de que a infância representa uma etapa crucial na consolidação do processo de aprendizagem das crianças, como evidenciado pelos dados obtidos na pesquisa realizada. Nesse sentido, esta pesquisa consiste em um estudo teórico referente aos desafios de aprendizado com a finalidade de compreender os fatores que interferem nessas limitações, especialmente à inclusão e identificação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partiu-se da compreensão de que o brincar, quando planejado e adaptado, é uma técnica pedagógica e terapêutica de grande valor para esse público. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores como Vygotsky, Bender, Alves e Hostins, além de estudos recentes sobre o uso de jogos digitais e estratégias inclusivas. Os resultados apontaram que as atividades lúdicas contribuem significativamente para o desenvolvimento da comunicação, da interação social e das habilidades cognitivas das crianças com TEA. Também se observou que a mediação adequada do educador e o uso de tecnologias adaptadas potencializam os efeitos dessas práticas. Concluiu-se que a ludicidade, além de favorecer a aprendizagem, promove o bem-estar e a inclusão, sendo essencial que as intervenções sejam personalizadas, respeitando as necessidades individuais de cada criança.
Keywords: Inclusão Escolar
Desenvolvimento Infantil
Jogos Educativos
TEA
School Inclusion
Child Development
Educational Games
Autism Spectrum Disorder (ASD)
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOARES, Elza Meire dos Santos. Jogos e brincadeira na inclusão de crianças com TEA nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46329
Date of defense: 18-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JogosBrincadeirasInclusão.pdfTCC186.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.