Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46318
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Desafios da Compreensão Textual nos Anos Iniciais: Uma Análise Crítica das Habilidades H03 e H13 a Partir de Avaliação Diagnóstica
Autor: Dalariva, Mayron Augusto Araujo
Primer orientador: Puentes, Roberto Valdés
Primer miembro de la banca: Serra, Márcia Regina de Araújo
Segundo miembro de la banca: Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza
Resumen: Este trabalho apresenta uma análise crítica dos resultados de uma avaliação diagnóstica aplicada a duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco nas habilidades H03 (inferir o locutor ou o interlocutor de um texto) e H13 (identificar marcas linguísticas em um texto), previstas na matriz de referência da área de Língua Portuguesa. Os baixos índices de desempenho evidenciam dificuldades significativas dos estudantes no que diz respeito à leitura inferencial e à compreensão das estruturas linguísticas que organizam e produzem sentido nos textos. A partir dos dados obtidos, o estudo busca refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica e formativa como ferramenta pedagógica capaz de orientar intervenções significativas, replanejar estratégias de ensino e contribuir para o desenvolvimento das competências leitoras. A discussão fundamenta-se em autores como Luckesi, Hoffmann, Freire e Perrenoud, bem como nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçando a necessidade de práticas avaliativas humanizadoras e comprometidas com o direito à aprendizagem de todos os estudantes.
Palabras clave: Avaliação diagnóstica.
Compreensão textual
Leitura
Habilidades da BNCC
Diagnostic assessment
Reading
BNCC skills
Elementary education
Text comprehension
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DALARIVA, Mayron Augusto Araujo. Desafios da Compreensão Textual nos Anos Iniciais: Uma Análise Crítica das Habilidades H03 e H13 a Partir de Avaliação Diagnóstica. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46318
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesafioCompreensãoTextual.pdfTCC245.5 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.