Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46318
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Desafios da Compreensão Textual nos Anos Iniciais: Uma Análise Crítica das Habilidades H03 e H13 a Partir de Avaliação Diagnóstica
Author: Dalariva, Mayron Augusto Araujo
First Advisor: Puentes, Roberto Valdés
First member of the Committee: Serra, Márcia Regina de Araújo
Second member of the Committee: Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza
Summary: Este trabalho apresenta uma análise crítica dos resultados de uma avaliação diagnóstica aplicada a duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco nas habilidades H03 (inferir o locutor ou o interlocutor de um texto) e H13 (identificar marcas linguísticas em um texto), previstas na matriz de referência da área de Língua Portuguesa. Os baixos índices de desempenho evidenciam dificuldades significativas dos estudantes no que diz respeito à leitura inferencial e à compreensão das estruturas linguísticas que organizam e produzem sentido nos textos. A partir dos dados obtidos, o estudo busca refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica e formativa como ferramenta pedagógica capaz de orientar intervenções significativas, replanejar estratégias de ensino e contribuir para o desenvolvimento das competências leitoras. A discussão fundamenta-se em autores como Luckesi, Hoffmann, Freire e Perrenoud, bem como nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçando a necessidade de práticas avaliativas humanizadoras e comprometidas com o direito à aprendizagem de todos os estudantes.
Keywords: Avaliação diagnóstica.
Compreensão textual
Leitura
Habilidades da BNCC
Diagnostic assessment
Reading
BNCC skills
Elementary education
Text comprehension
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DALARIVA, Mayron Augusto Araujo. Desafios da Compreensão Textual nos Anos Iniciais: Uma Análise Crítica das Habilidades H03 e H13 a Partir de Avaliação Diagnóstica. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46318
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafioCompreensãoTextual.pdfTCC245.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.