Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDalariva, Mayron Augusto Araujo-
dc.date.accessioned2025-07-02T13:25:19Z-
dc.date.available2025-07-02T13:25:19Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationDALARIVA, Mayron Augusto Araujo. Desafios da Compreensão Textual nos Anos Iniciais: Uma Análise Crítica das Habilidades H03 e H13 a Partir de Avaliação Diagnóstica. 2025. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46318-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação diagnóstica.pt_BR
dc.subjectCompreensão textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHabilidades da BNCCpt_BR
dc.subjectDiagnostic assessmentpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectBNCC skillspt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectText comprehensionpt_BR
dc.titleDesafios da Compreensão Textual nos Anos Iniciais: Uma Análise Crítica das Habilidades H03 e H13 a Partir de Avaliação Diagnósticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Puentes, Roberto Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209641521030831pt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Márcia Regina de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576142299093872pt_BR
dc.contributor.referee2Carcanholo, Flávia Pimenta de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448923411800048pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=09D079B444E52F2EE42BDE8C66AF8173#pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise crítica dos resultados de uma avaliação diagnóstica aplicada a duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco nas habilidades H03 (inferir o locutor ou o interlocutor de um texto) e H13 (identificar marcas linguísticas em um texto), previstas na matriz de referência da área de Língua Portuguesa. Os baixos índices de desempenho evidenciam dificuldades significativas dos estudantes no que diz respeito à leitura inferencial e à compreensão das estruturas linguísticas que organizam e produzem sentido nos textos. A partir dos dados obtidos, o estudo busca refletir sobre a importância da avaliação diagnóstica e formativa como ferramenta pedagógica capaz de orientar intervenções significativas, replanejar estratégias de ensino e contribuir para o desenvolvimento das competências leitoras. A discussão fundamenta-se em autores como Luckesi, Hoffmann, Freire e Perrenoud, bem como nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reforçando a necessidade de práticas avaliativas humanizadoras e comprometidas com o direito à aprendizagem de todos os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafioCompreensãoTextual.pdfTCC245.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.