Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46316
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A escola versus a família: integração e interação em favor dos alunos
Author: Silva, Dhiurly Lorrane Caldeira
First Advisor: França, Robson Luiz de
Summary: O presente estudo buscou analisar a concepção de família, as estratégias de integração entre a família e a escola, observando os impactos que a participação da família na vida escolar dos filhos. Para contextualizar o conceito de família e escola e sua interação, buscou-se na literatura dissertações, teses, artigos e livros, além da legislação vigente, que tratam de subsidiar esta pesquisa de cunho bibliográfico, onde se estabelecem o papel de cada instituição. Com o pensamento no futuro profissional desta autora, buscou-se também conhecer como se desenvolve o papel de um pedagogo fora do ambiente escolar. A partir deste estudo se verificou que existem práticas exitosas para atrair os pais a participar da vida escolar dos filhos, contudo, ocorrem desafios e dificuldades com alunos que não possuem uma família estruturada, para que haja um desenvolvimento escolar satisfatório, bem como com aqueles alunos que necessitam de atendimento mais acentuado, em virtude de suas dificuldades escolares. Portanto, se pode concluir que a relação escola e família pode influenciar o processo educativo.
Keywords: Família
Escola
Integração
Interação Família-escola
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Dhiurly Lorrane Caldeira. A escola versus a família: integração e interação em favor dos alunos. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46316
Date of defense: 18-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscolaVersusFamília.pdfTCC248.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.