Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46265| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-4309-7890 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Centros de interesse e a aprendizagem ativa em matemática na educação infantil : uma abordagem para crianças de 5 anos |
| Autor(es): | Pereira, Maria Eduarda Cunha |
| Primeiro orientador: | Puentes, Roberto Valdés |
| Primeiro membro da banca: | Serra, Márcia |
| Segundo membro da banca: | Carcanholo, Flavia Pimenta |
| Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar como a aprendizagem ativa, por meio da metodologia dos Centros de Interesse proposta por Jean Ovide Decroly, contribui para o ensino da matemática na educação infantil, especialmente com crianças de 5 anos. Fundamentado em uma abordagem teórico-prática, o estudo destaca a importância de práticas pedagógicas que partem das vivências e interesses das crianças, promovendo a construção significativa do conhecimento. A partir de experiências vivenciadas no contexto escolar, como a atividade “brincando de supermercado”, observa-se que o uso de metodologias lúdicas e contextualizadas favorece o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do pensamento lógico-matemático. O referencial teórico utilizado inclui autores como Decroly, Vygotsky, Piaget, Dewey, Moran, Bacich e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforçam a importância do protagonismo infantil e da aprendizagem integrada. Conclui-se que a utilização dos Centros de Interesse potencializa a aprendizagem matemática ao permitir que as crianças aprendam de forma ativa, prazerosa e conectada com sua realidade cotidiana. |
| Palavras-chave: | Centros de Interesse Aprendizagem Ativa Educação Infantil Matemática Jean Ovide Decroly |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | PEREIRA, Maria Eduarda Cunha. Centros de interesse e a aprendizagem ativa em matemática na educação infantil: uma abordagem para crianças de 5 anos. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46265 |
| Data de defesa: | 17-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CentrosInteresseAprendizagem.pdf | TCC | 248.13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
