Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46265| ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-4309-7890 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Centros de interesse e a aprendizagem ativa em matemática na educação infantil : uma abordagem para crianças de 5 anos |
| Autor: | Pereira, Maria Eduarda Cunha |
| Primer orientador: | Puentes, Roberto Valdés |
| Primer miembro de la banca: | Serra, Márcia |
| Segundo miembro de la banca: | Carcanholo, Flavia Pimenta |
| Resumen: | Este artigo tem como objetivo analisar como a aprendizagem ativa, por meio da metodologia dos Centros de Interesse proposta por Jean Ovide Decroly, contribui para o ensino da matemática na educação infantil, especialmente com crianças de 5 anos. Fundamentado em uma abordagem teórico-prática, o estudo destaca a importância de práticas pedagógicas que partem das vivências e interesses das crianças, promovendo a construção significativa do conhecimento. A partir de experiências vivenciadas no contexto escolar, como a atividade “brincando de supermercado”, observa-se que o uso de metodologias lúdicas e contextualizadas favorece o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do pensamento lógico-matemático. O referencial teórico utilizado inclui autores como Decroly, Vygotsky, Piaget, Dewey, Moran, Bacich e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforçam a importância do protagonismo infantil e da aprendizagem integrada. Conclui-se que a utilização dos Centros de Interesse potencializa a aprendizagem matemática ao permitir que as crianças aprendam de forma ativa, prazerosa e conectada com sua realidade cotidiana. |
| Palabras clave: | Centros de Interesse Aprendizagem Ativa Educação Infantil Matemática Jean Ovide Decroly |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | PEREIRA, Maria Eduarda Cunha. Centros de interesse e a aprendizagem ativa em matemática na educação infantil: uma abordagem para crianças de 5 anos. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46265 |
| Fecha de defensa: | 17-jun-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CentrosInteresseAprendizagem.pdf | TCC | 248.13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
