Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46265
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-4309-7890
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Centros de interesse e a aprendizagem ativa em matemática na educação infantil : uma abordagem para crianças de 5 anos
Author: Pereira, Maria Eduarda Cunha
First Advisor: Puentes, Roberto Valdés
First member of the Committee: Serra, Márcia
Second member of the Committee: Carcanholo, Flavia Pimenta
Summary: Este artigo tem como objetivo analisar como a aprendizagem ativa, por meio da metodologia dos Centros de Interesse proposta por Jean Ovide Decroly, contribui para o ensino da matemática na educação infantil, especialmente com crianças de 5 anos. Fundamentado em uma abordagem teórico-prática, o estudo destaca a importância de práticas pedagógicas que partem das vivências e interesses das crianças, promovendo a construção significativa do conhecimento. A partir de experiências vivenciadas no contexto escolar, como a atividade “brincando de supermercado”, observa-se que o uso de metodologias lúdicas e contextualizadas favorece o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do pensamento lógico-matemático. O referencial teórico utilizado inclui autores como Decroly, Vygotsky, Piaget, Dewey, Moran, Bacich e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforçam a importância do protagonismo infantil e da aprendizagem integrada. Conclui-se que a utilização dos Centros de Interesse potencializa a aprendizagem matemática ao permitir que as crianças aprendam de forma ativa, prazerosa e conectada com sua realidade cotidiana.
Keywords: Centros de Interesse
Aprendizagem Ativa
Educação Infantil
Matemática
Jean Ovide Decroly
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PEREIRA, Maria Eduarda Cunha. Centros de interesse e a aprendizagem ativa em matemática na educação infantil: uma abordagem para crianças de 5 anos. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46265
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CentrosInteresseAprendizagem.pdfTCC248.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons