Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Maria Eduarda Cunha-
dc.date.accessioned2025-06-27T16:44:41Z-
dc.date.available2025-06-27T16:44:41Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Eduarda Cunha. Centros de interesse e a aprendizagem ativa em matemática na educação infantil: uma abordagem para crianças de 5 anos. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46265-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCentros de Interessept_BR
dc.subjectAprendizagem Ativapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJean Ovide Decrolypt_BR
dc.titleCentros de interesse e a aprendizagem ativa em matemática na educação infantil : uma abordagem para crianças de 5 anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Puentes, Roberto Valdés-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730195J3&tokenCaptchar=03AFcWeA5NhyTpoAKXX0LO49HO4DuponA_GlO_H4KzSixmjTFUzsr_BXieUoYvzg8gTw2IXxCzxCXIh48nIZV-pXeBC3Px8oehLD6fH1b-2L_0VZjaQPfvW1Vh3iH9W2pT9zadQZe6Ywir4Ktv3NMnrB8uRzcsjsTE-wpmT_QEb8nchzC_hY0BYaCoJU5YMXuJxFG6TgT8f_WLeCQdDND-iws8IFFJeew-SKwXh20kmC-5wNYjH2kY7wauxdKwPQOWtpeUCGg9NCYUuUpaYfFbnC2h4cHRypmGIGGA7UCc-H4DwihR67Xf3SIajweFYXhvCuIdaZisYnrnHCiZgiJae6sOscX1OIlSIkCpGqcnDYg4mWDEGnVgQp-HAgXZkCKjwX9qpK1Xj394ptxZAErZICekm4zd2NO8N2qrf6KPJv9YLJegwuBx9rhyFs_qP-1C99VeO0Du47dSrV9LfjULI-onyW1nGllPhvIGlAUVzGBQLyCZ2q44_YK6L7p1sz9irZ4HQk5eob0tXIdu7rTAB6r8Drq2QOYmv2mDKoBRM6doxzU5FBdWpcxwU6Pp98APhmkS8nxMSLPqwKYuM-4ThbTGS_JbIeZ6_Ay8T2xUf4qP5Ld-QrIE68UX3tNL58xCZm68pxFkwdBAJsZVw9NLHGWo2tKP74o9pQMqDYRvRkVl9m_HgFGJ-IPmLOEcklSZSmEkIeS30TVriUiNOkFXCLnTddbxOZ-HOyCTJu6P0toDbRerJ-CecRbYrpwtjrUmFKJbKiihcl3GFa2cZ7xUZkLGgd8ziVI_Lx-Dbwg_r5koMHSWnQdB9BfLoRkix023KVj2LMymvLmpqKi8UxOKv8N7DwmuAzKR__mqyiRx05YpHpvtMbPQZhqHkIFGZEQJuBySaGUtoT_ct75ixKgUKfwpMM7eb9bKB8sDDY-6FG_pgZm_LYnLsEI-_siRToIwGXZj85mQji7vpt_BR
dc.contributor.referee1Serra, Márcia-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8819479Z2&tokenCaptchar=03AFcWeA5QDmeOsTURRQFJkeGjvR22jQHMlwLRvuN8OWrC0wtUoe3VzLZwXOacgwM1fxQAW51e3-GbnuSrlKvJUeXB__IhiptL4ZeC2MwM0iug1OrPq6zV0LnGZ2450iw_eVVP0koAy2Kz39bp3RG7zG3GKiRruJTC1vwAbdcdeV06vS4utzJnHYeBjV4sOx5qkDIPfmIbvKJ3ttxYSxaQ3aLAGH3x7nD-zbb38A6TQzza9Ku8ewG9UQTIdBLSLf315Oq_WONBMPNK3R2q88ZFcoyY75GtQxbuTGLUFqUEwAabrNoIyg6emX1dDdh6PiBOxcyizS2-UnLQhpxJ8KKTkHBmws44lZ--6KCK8GMf0O2Y6qdhmiEI5QyLKRXYztLLOmeI3r06BGUMlZe8wOIrmEFz6RQFuQ_FUzFfY-9x4H4wOJlTv7T7e2O8r3xJhqfvlU_twnumCO8wgCHwjUtPJCWe7QWFt18YsOv676YCd_ySlDe2MYbixQ_78L4g-bt9Pucfz7tNLPB2s4TxdRiURGbrZUTU5EZk3t0ovmFDM0da1wb2zp4F8-vHsKYP5KZFWDLLUFtPQ3FwpZMSrM7uzED2bhuKoxI4tDe-3r-MkCyH0eZf7qbWRUn8Fh_IfelgS2OevL8_zmHVey_hWhZNrF0Wt8ON_bAzhcBcs2L65pOkPTjNTqi_7Y_i-9-KKCKof-ZA-UUXEJmXpy13tOjKHyEmPTyCrS95lhugQYcS_60NJ-ZrNZoM8TLlgNtpNQHIKt-EB_nUFTdZKii4eGwY3-S8W9Fghp1dX1TqygqKZWQYmMlvvj2wqwDJAKGtrMKw5-363jTewRIu83S8llmxqsBimXom7XuufCwhIjLpUgYjswKrgz4B12dROZbvKmwIYNPiqbmUwBSehZ6HfanW3w3Zhp7maD83tlZdjTNMnALnwnV6uJk_-q4pt_BR
dc.contributor.referee2Carcanholo, Flavia Pimenta-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4492976U6&tokenCaptchar=03AFcWeA6c8OI0JQMLxyG3a4LtdgIrIEjtjlukcF8cyf8Iyv9sryKzobNgQduTxnY5u6UN98QOV_2KtzglE91qiyVU64CJSYgSz7RwRZpQU723Vb2OWNOrNBwF-NDz3ZG5ESI49BDdXsWMmBlEKGXLOfn20vEwtSLAXuHBRMYBFw4cWfEAjuRQUoJKdRNjhqTuk_3FF33KP2hJkpldyt-UJ01hxa9eTa-ZAe5woSIuOVqn1AjFEBaGOiyOfILMw8pake3nF-idQOpevb0DC991HEthG-7n0e4F31JPaZGz8CHNCSmZjoDlYbdjqmSWXh4fvLHYp7ivrw64vzzeUzEi4QK_vu_-DHaYIxKLFx7obQm1MPxFemTnaYpNbskHeDRr8Pw47Gj44_t_50dksfbCorjDsCEigzbB7R49MYJsKZyNKnAZQRolnFGeDU3vY9hzu4-NqZXHdR6MCaTH1Aojru5l1Obsa1CTWf_Ai2Ghlp5OC0-TvLGSsX0EqN_pTB0Rwf4cV6uzOGEIEgNUAd4IACq86nPslChJdO6at_ZHADMLaupiq-cMymocTn7pYuuziBNBlz4BqTgHO0KRhQQf2BPVJsdRssyGPZ613s4l25ejHf3O_ngN2wi2aUI2uIClxAuG_R3tYsvr7nbleZjIM-MPqPj4nzpPNRGMlbv2YN_E3lW2BVXjTdeAUkUtyBIi3uaFN1sSaEjV37RQZhRQZmF-nICgJMAERE6PqetLW2gdvfV-5gssFlU_ExF_s-8JsSoDzwB6T99QEfg0el4675IJ9_chxB9emaaTrnRq85qlWVOte70Ob7MQNo5D361rEQosW5nM6lQMYteOJ1eKjB2JwpWSfaJ-lhCGg50Fl-UrlcmyWbN4wgR8oDOtvyJrKjlupjKRHara_eWFc-xnKNTdw1QWGJ4F6EWOMLDDV_PxN4oI3j9FW_Qpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo analisar como a aprendizagem ativa, por meio da metodologia dos Centros de Interesse proposta por Jean Ovide Decroly, contribui para o ensino da matemática na educação infantil, especialmente com crianças de 5 anos. Fundamentado em uma abordagem teórico-prática, o estudo destaca a importância de práticas pedagógicas que partem das vivências e interesses das crianças, promovendo a construção significativa do conhecimento. A partir de experiências vivenciadas no contexto escolar, como a atividade “brincando de supermercado”, observa-se que o uso de metodologias lúdicas e contextualizadas favorece o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do pensamento lógico-matemático. O referencial teórico utilizado inclui autores como Decroly, Vygotsky, Piaget, Dewey, Moran, Bacich e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforçam a importância do protagonismo infantil e da aprendizagem integrada. Conclui-se que a utilização dos Centros de Interesse potencializa a aprendizagem matemática ao permitir que as crianças aprendam de forma ativa, prazerosa e conectada com sua realidade cotidiana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode186839239-
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CentrosInteresseAprendizagem.pdfTCC248.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons