Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46263
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Construção de vida de uma estudante de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileiras: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Saviani
Autor: Deamo, Maria de Fátima Martins
Primer orientador: Quillici Neto, Armindo
Primer miembro de la banca: Quillici Neto, Armindo Quillici
Segundo miembro de la banca: Lilian, Calaça da Silva
Resumen: Este trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências pedagógicas brasileiras por meio das contribuições de José Carlos Libâneo e Demerval Saviani, complementado por um memorial pessoal que narra a trajetória da minha formação docente. A análise dos autores destaca diferentes perspectivas sobre o papel da educação: Libâneo enfatiza a importância do ensino de conteúdos críticos e contextualizados para a formação do aluno, enquanto Saviani defende uma abordagem histórico-crítica que busca a transformação social por meio da educação, fundamentada em uma visão marxista. O memorial traz uma reflexão sobre as minhas experiências pessoais e acadêmicas, incluindo minhas memórias escolares, os métodos e práticas educativas vivenciadas na infância e juventude, e os desafios enfrentados ao retomar os estudos na fase adulta. Essa narrativa ilustra como a formação docente é permeada por experiências vividas, dificuldades e aprendizagens que contribuem para a construção de uma prática pedagógica mais consciente e engajada. Por meio da articulação entre o estudo teórico dos autores e a vivência pessoal, o trabalho ressalta a importância de uma formação docente que dialogue com as transformações sociais, tecnológicas e culturais contemporâneas, valorizando a prática reflexiva e a função do professor como agente de mudança. Assim, este estudo contribui para a compreensão das tendências pedagógicas brasileiras e seu impacto nas práticas educacionais, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da trajetória individual no processo de ensino e aprendizagem.
Palabras clave: Memorial
Memoir
Tendências Pedagógicas
Libâneo
Saviani
Pedagogical Trends
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DEAMMO, Maria de Fátima Martins. Construção de vida de uma estudante de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileiras: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Saviani. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46263
Fecha de defensa: 17-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConstruçãoVidaEstudante.pdf736.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.