Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46263| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Construção de vida de uma estudante de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileiras: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Saviani |
| Author: | Deamo, Maria de Fátima Martins |
| First Advisor: | Quillici Neto, Armindo |
| First member of the Committee: | Quillici Neto, Armindo Quillici |
| Second member of the Committee: | Lilian, Calaça da Silva |
| Summary: | Este trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências pedagógicas brasileiras por meio das contribuições de José Carlos Libâneo e Demerval Saviani, complementado por um memorial pessoal que narra a trajetória da minha formação docente. A análise dos autores destaca diferentes perspectivas sobre o papel da educação: Libâneo enfatiza a importância do ensino de conteúdos críticos e contextualizados para a formação do aluno, enquanto Saviani defende uma abordagem histórico-crítica que busca a transformação social por meio da educação, fundamentada em uma visão marxista. O memorial traz uma reflexão sobre as minhas experiências pessoais e acadêmicas, incluindo minhas memórias escolares, os métodos e práticas educativas vivenciadas na infância e juventude, e os desafios enfrentados ao retomar os estudos na fase adulta. Essa narrativa ilustra como a formação docente é permeada por experiências vividas, dificuldades e aprendizagens que contribuem para a construção de uma prática pedagógica mais consciente e engajada. Por meio da articulação entre o estudo teórico dos autores e a vivência pessoal, o trabalho ressalta a importância de uma formação docente que dialogue com as transformações sociais, tecnológicas e culturais contemporâneas, valorizando a prática reflexiva e a função do professor como agente de mudança. Assim, este estudo contribui para a compreensão das tendências pedagógicas brasileiras e seu impacto nas práticas educacionais, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da trajetória individual no processo de ensino e aprendizagem. |
| Keywords: | Memorial Memoir Tendências Pedagógicas Libâneo Saviani Pedagogical Trends |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | DEAMMO, Maria de Fátima Martins. Construção de vida de uma estudante de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileiras: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Saviani. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46263 |
| Date of defense: | 17-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ConstruçãoVidaEstudante.pdf | 736.17 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
