Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46263
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Construção de vida de uma estudante de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileiras: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Saviani
Author: Deamo, Maria de Fátima Martins
First Advisor: Quillici Neto, Armindo
First member of the Committee: Quillici Neto, Armindo Quillici
Second member of the Committee: Lilian, Calaça da Silva
Summary: Este trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências pedagógicas brasileiras por meio das contribuições de José Carlos Libâneo e Demerval Saviani, complementado por um memorial pessoal que narra a trajetória da minha formação docente. A análise dos autores destaca diferentes perspectivas sobre o papel da educação: Libâneo enfatiza a importância do ensino de conteúdos críticos e contextualizados para a formação do aluno, enquanto Saviani defende uma abordagem histórico-crítica que busca a transformação social por meio da educação, fundamentada em uma visão marxista. O memorial traz uma reflexão sobre as minhas experiências pessoais e acadêmicas, incluindo minhas memórias escolares, os métodos e práticas educativas vivenciadas na infância e juventude, e os desafios enfrentados ao retomar os estudos na fase adulta. Essa narrativa ilustra como a formação docente é permeada por experiências vividas, dificuldades e aprendizagens que contribuem para a construção de uma prática pedagógica mais consciente e engajada. Por meio da articulação entre o estudo teórico dos autores e a vivência pessoal, o trabalho ressalta a importância de uma formação docente que dialogue com as transformações sociais, tecnológicas e culturais contemporâneas, valorizando a prática reflexiva e a função do professor como agente de mudança. Assim, este estudo contribui para a compreensão das tendências pedagógicas brasileiras e seu impacto nas práticas educacionais, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da trajetória individual no processo de ensino e aprendizagem.
Keywords: Memorial
Memoir
Tendências Pedagógicas
Libâneo
Saviani
Pedagogical Trends
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DEAMMO, Maria de Fátima Martins. Construção de vida de uma estudante de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileiras: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Saviani. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46263
Date of defense: 17-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstruçãoVidaEstudante.pdf736.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.