Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46263
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDeamo, Maria de Fátima Martins-
dc.date.accessioned2025-06-27T16:40:47Z-
dc.date.available2025-06-27T16:40:47Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationDEAMMO, Maria de Fátima Martins. Construção de vida de uma estudante de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileiras: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Saviani. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46263-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectMemoirpt_BR
dc.subjectTendências Pedagógicaspt_BR
dc.subjectLibâneopt_BR
dc.subjectSavianipt_BR
dc.subjectPedagogical Trendspt_BR
dc.titleConstrução de vida de uma estudante de pedagogia e as tendências pedagógicas brasileiras: uma comparação entre José Carlos Libâneo e Demerval Savianipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Quillici Neto, Armindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee1Quillici Neto, Armindo Quillici-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6897277608755605pt_BR
dc.contributor.referee2Lilian, Calaça da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4710967164987197pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as principais tendências pedagógicas brasileiras por meio das contribuições de José Carlos Libâneo e Demerval Saviani, complementado por um memorial pessoal que narra a trajetória da minha formação docente. A análise dos autores destaca diferentes perspectivas sobre o papel da educação: Libâneo enfatiza a importância do ensino de conteúdos críticos e contextualizados para a formação do aluno, enquanto Saviani defende uma abordagem histórico-crítica que busca a transformação social por meio da educação, fundamentada em uma visão marxista. O memorial traz uma reflexão sobre as minhas experiências pessoais e acadêmicas, incluindo minhas memórias escolares, os métodos e práticas educativas vivenciadas na infância e juventude, e os desafios enfrentados ao retomar os estudos na fase adulta. Essa narrativa ilustra como a formação docente é permeada por experiências vividas, dificuldades e aprendizagens que contribuem para a construção de uma prática pedagógica mais consciente e engajada. Por meio da articulação entre o estudo teórico dos autores e a vivência pessoal, o trabalho ressalta a importância de uma formação docente que dialogue com as transformações sociais, tecnológicas e culturais contemporâneas, valorizando a prática reflexiva e a função do professor como agente de mudança. Assim, este estudo contribui para a compreensão das tendências pedagógicas brasileiras e seu impacto nas práticas educacionais, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da trajetória individual no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConstruçãoVidaEstudante.pdf736.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.