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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação e Direitos Humanos: Princípios para a Efetivação do Acesso e Permanência
Autor(es): Alves, Magda Maria
Primeiro orientador: França, Robson Luiz de
Primeiro membro da banca: Tavares, Laila Maria Medeiros
Segundo membro da banca: ., .
Resumo: A educação é um direito humano fundamental e um dos pilares essenciais para construir sociedades mais justas e igualitárias. No entanto, garantir que todos tenham acesso e consigam permanecer na escola ainda é um grande desafio, especialmente para grupos que historicamente foram marginalizados. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios da educação em direitos humanos e como eles se relacionam com a efetivação do acesso e da permanência escolar. Através de uma abordagem teórica e documental, vamos analisar as principais barreiras estruturais, pedagógicas e sociais que dificultam a realização desse direito, além de explorar estratégias para superá-las. Concluímos que a implementação de políticas públicas eficazes e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas são fundamentais para assegurar uma educação de qualidade para todos.
Palavras-chave: Educação
Direitos Humanos
Acesso escolar
Permanência escolar
Inclusão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ALVES, Magda Maria. Educação e Direitos Humanos: princípios para a efetivação do acesso e permanência. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46254
Data de defesa: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

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