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dc.creatorAlves, Magda Maria-
dc.date.accessioned2025-06-27T14:43:20Z-
dc.date.available2025-06-27T14:43:20Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.citationALVES, Magda Maria. Educação e Direitos Humanos: princípios para a efetivação do acesso e permanência. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46254-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectAcesso escolarpt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleEducação e Direitos Humanos: Princípios para a Efetivação do Acesso e Permanênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/6494919511957208pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Laila Maria Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1458698834082325pt_BR
dc.contributor.referee2., .-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA educação é um direito humano fundamental e um dos pilares essenciais para construir sociedades mais justas e igualitárias. No entanto, garantir que todos tenham acesso e consigam permanecer na escola ainda é um grande desafio, especialmente para grupos que historicamente foram marginalizados. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios da educação em direitos humanos e como eles se relacionam com a efetivação do acesso e da permanência escolar. Através de uma abordagem teórica e documental, vamos analisar as principais barreiras estruturais, pedagógicas e sociais que dificultam a realização desse direito, além de explorar estratégias para superá-las. Concluímos que a implementação de políticas públicas eficazes e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas são fundamentais para assegurar uma educação de qualidade para todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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