Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46254Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Alves, Magda Maria | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-27T14:43:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-27T14:43:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-18 | - |
| dc.identifier.citation | ALVES, Magda Maria. Educação e Direitos Humanos: princípios para a efetivação do acesso e permanência. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46254 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
| dc.subject | Acesso escolar | pt_BR |
| dc.subject | Permanência escolar | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.title | Educação e Direitos Humanos: Princípios para a Efetivação do Acesso e Permanência | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | França, Robson Luiz de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/6494919511957208 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Tavares, Laila Maria Medeiros | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1458698834082325 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | ., . | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | . | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A educação é um direito humano fundamental e um dos pilares essenciais para construir sociedades mais justas e igualitárias. No entanto, garantir que todos tenham acesso e consigam permanecer na escola ainda é um grande desafio, especialmente para grupos que historicamente foram marginalizados. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios da educação em direitos humanos e como eles se relacionam com a efetivação do acesso e da permanência escolar. Através de uma abordagem teórica e documental, vamos analisar as principais barreiras estruturais, pedagógicas e sociais que dificultam a realização desse direito, além de explorar estratégias para superá-las. Concluímos que a implementação de políticas públicas eficazes e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas são fundamentais para assegurar uma educação de qualidade para todos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 21 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Educação e Direitos Humano.pdf | 160.78 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
