Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46254
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação e Direitos Humanos: Princípios para a Efetivação do Acesso e Permanência
Autor: Alves, Magda Maria
Primer orientador: França, Robson Luiz de
Primer miembro de la banca: Tavares, Laila Maria Medeiros
Segundo miembro de la banca: ., .
Resumen: A educação é um direito humano fundamental e um dos pilares essenciais para construir sociedades mais justas e igualitárias. No entanto, garantir que todos tenham acesso e consigam permanecer na escola ainda é um grande desafio, especialmente para grupos que historicamente foram marginalizados. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios da educação em direitos humanos e como eles se relacionam com a efetivação do acesso e da permanência escolar. Através de uma abordagem teórica e documental, vamos analisar as principais barreiras estruturais, pedagógicas e sociais que dificultam a realização desse direito, além de explorar estratégias para superá-las. Concluímos que a implementação de políticas públicas eficazes e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas são fundamentais para assegurar uma educação de qualidade para todos.
Palabras clave: Educação
Direitos Humanos
Acesso escolar
Permanência escolar
Inclusão
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Magda Maria. Educação e Direitos Humanos: princípios para a efetivação do acesso e permanência. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46254
Fecha de defensa: 18-jun-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Educação e Direitos Humano.pdf160.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons