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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Educação e Direitos Humanos: Princípios para a Efetivação do Acesso e Permanência
Author: Alves, Magda Maria
First Advisor: França, Robson Luiz de
First member of the Committee: Tavares, Laila Maria Medeiros
Second member of the Committee: ., .
Summary: A educação é um direito humano fundamental e um dos pilares essenciais para construir sociedades mais justas e igualitárias. No entanto, garantir que todos tenham acesso e consigam permanecer na escola ainda é um grande desafio, especialmente para grupos que historicamente foram marginalizados. Este artigo tem como objetivo discutir os princípios da educação em direitos humanos e como eles se relacionam com a efetivação do acesso e da permanência escolar. Através de uma abordagem teórica e documental, vamos analisar as principais barreiras estruturais, pedagógicas e sociais que dificultam a realização desse direito, além de explorar estratégias para superá-las. Concluímos que a implementação de políticas públicas eficazes e a adoção de práticas pedagógicas inclusivas são fundamentais para assegurar uma educação de qualidade para todos.
Keywords: Educação
Direitos Humanos
Acesso escolar
Permanência escolar
Inclusão
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ALVES, Magda Maria. Educação e Direitos Humanos: princípios para a efetivação do acesso e permanência. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46254
Date of defense: 18-Jun-2025
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (EaD)

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