Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46240
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-8027-5156
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Afetividade na inclusão: desafios e reflexões na prática docente com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): Affectivity in Inclusion: challenges and reflections on teaching practice with Autism Spectrum Disorder students
Autor(es): Dutra, Flaviane Gonçalves
Primeiro orientador: Prado, Claudio Gonçalves
Primeiro membro da banca: Claudino, Patrícia
Segundo membro da banca: Pereira, Mariana
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da afetividade na inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios enfrentados pelos docentes durante o processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de autores que discutem sobre a inclusão, a afetividade e as práticas pedagógicas voltadas para os estudantes com TEA. Como resultados, pode-se observar que a afetividade desempenha um papel de suma importância na construção de um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento dos indivíduos, contribuindo então, de forma direta na sua socialização e aprendizagem. Conclui-se que a formação docente e a adoção de estratégias pedagógicas mais humanizadas são fundamentalmente importantes para a garantia de uma educação inclusiva e equitativa
Abstract: This work aims to reflect on the importance of affectivity in the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and the challenges faced by teachers during the teaching-learning process. The methodology used was a bibliographic review of authors who discuss inclusion, affectivity, and pedagogical practices aimed at students with ASD. As a result, it can be observed that affectivity plays a crucial role in creating a welcoming environment conducive to the development of individuals, thus directly contributing to their socialization and learning. It is concluded that teacher training and the adoption of more humanized pedagogical strategies are fundamentally important for ensuring inclusive and equitable education
Palavras-chave: Inclusão escolar
School inclusion
Afetividade
Docência
TEA
Affectivity
Teaching
ASD
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DUTRA, Flaviane Gonçalves. Afetividade na inclusão: desafios e reflexões na prática docente com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) .2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46240
Data de defesa: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (EaD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AfetividadeInclusãoDesafiospdfTCC386.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.