Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46240| ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-8027-5156 |
| Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Afetividade na inclusão: desafios e reflexões na prática docente com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
| Alternate title (s): | Affectivity in Inclusion: challenges and reflections on teaching practice with Autism Spectrum Disorder students |
| Author: | Dutra, Flaviane Gonçalves |
| First Advisor: | Prado, Claudio Gonçalves |
| First member of the Committee: | Claudino, Patrícia |
| Second member of the Committee: | Pereira, Mariana |
| Summary: | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da afetividade na inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios enfrentados pelos docentes durante o processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de autores que discutem sobre a inclusão, a afetividade e as práticas pedagógicas voltadas para os estudantes com TEA. Como resultados, pode-se observar que a afetividade desempenha um papel de suma importância na construção de um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento dos indivíduos, contribuindo então, de forma direta na sua socialização e aprendizagem. Conclui-se que a formação docente e a adoção de estratégias pedagógicas mais humanizadas são fundamentalmente importantes para a garantia de uma educação inclusiva e equitativa |
| Abstract: | This work aims to reflect on the importance of affectivity in the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and the challenges faced by teachers during the teaching-learning process. The methodology used was a bibliographic review of authors who discuss inclusion, affectivity, and pedagogical practices aimed at students with ASD. As a result, it can be observed that affectivity plays a crucial role in creating a welcoming environment conducive to the development of individuals, thus directly contributing to their socialization and learning. It is concluded that teacher training and the adoption of more humanized pedagogical strategies are fundamentally important for ensuring inclusive and equitable education |
| Keywords: | Inclusão escolar School inclusion Afetividade Docência TEA Affectivity Teaching ASD |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Quote: | DUTRA, Flaviane Gonçalves. Afetividade na inclusão: desafios e reflexões na prática docente com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) .2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46240 |
| Date of defense: | 17-Jun-2025 |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (EaD) |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AfetividadeInclusãoDesafiospdf | TCC | 386.52 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
