Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46240
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDutra, Flaviane Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-06-26T13:22:33Z-
dc.date.available2025-06-26T13:22:33Z-
dc.date.issued2025-06-17-
dc.identifier.citationDUTRA, Flaviane Gonçalves. Afetividade na inclusão: desafios e reflexões na prática docente com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) .2025. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46240-
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the importance of affectivity in the school inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and the challenges faced by teachers during the teaching-learning process. The methodology used was a bibliographic review of authors who discuss inclusion, affectivity, and pedagogical practices aimed at students with ASD. As a result, it can be observed that affectivity plays a crucial role in creating a welcoming environment conducive to the development of individuals, thus directly contributing to their socialization and learning. It is concluded that teacher training and the adoption of more humanized pedagogical strategies are fundamentally important for ensuring inclusive and equitable educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectAffectivitypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectASDpt_BR
dc.titleAfetividade na inclusão: desafios e reflexões na prática docente com estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeAffectivity in Inclusion: challenges and reflections on teaching practice with Autism Spectrum Disorder studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Claudio Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478460919367913pt_BR
dc.contributor.referee1Claudino, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653968462250483pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Mariana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138453264386158pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da afetividade na inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os desafios enfrentados pelos docentes durante o processo ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de autores que discutem sobre a inclusão, a afetividade e as práticas pedagógicas voltadas para os estudantes com TEA. Como resultados, pode-se observar que a afetividade desempenha um papel de suma importância na construção de um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento dos indivíduos, contribuindo então, de forma direta na sua socialização e aprendizagem. Conclui-se que a formação docente e a adoção de estratégias pedagógicas mais humanizadas são fundamentalmente importantes para a garantia de uma educação inclusiva e equitativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration11pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.orcid.putcode186779176-
Aparece en las colecciones:TCC - Pedagogia (EaD)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AfetividadeInclusãoDesafiospdfTCC386.52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.