Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46236
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5079-824X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A importância do ensino de técnicas de primeiros socorros para professores do ensino infantil
Alternate title (s): The importance of teaching first aid techniques to early childhood education teachers
La importancia de enseñar técnicas de primeros auxilios a los docentes de educación infantil
Author: Silva, Genildes Souza da
First Advisor: Mendes, Paulo Cezar
First coorientator: Calegari, Tatiany
First member of the Committee: Santos, Flavia de Oliveira
Second member of the Committee: Oliveira, João Carlos de
Summary: Introdução: O ambiente escolar, por ser o local onde um grande número de crianças e jovens interagem nas mais diversas atividades, é altamente propício à ocorrência de acidentes. Nele, não raramente, o professor é acionado a atender estas intercorrências, mesmo sem conhecimento ou técnica sobre os procedimentos básicos de primeiros socorros. Objetivos: Esse estudo objetiva sintetizar produções científicas referentes ao conhecimento e capacitação de professores sobre procedimentos de primeiros socorros para atendimento às crianças no ambiente escolar, bem como elaborar uma cartilha educativa composta por orientações e ações práticas destinadas ao socorro infantil. Método: Para a realização deste estudo, foi conduzida uma Revisão Integrativa de Literatura baseada em artigos digitais disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados entre os anos de 2010 a 2022 no Portal de Periódicos CAPES, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em suas respectivas bases de dados: LILACS, MEDLINE, BDENF e IBECS. Posteriormente, a partir dos achados da revisão de literatura científica, foi elaborada a cartilha educativa de primeiros socorros para população infantil em idade escolar. Resultados: A amostra totalizou 14 artigos, sendo a maioria disponibilizados na Base de Dados MEDLINE, publicados no ano de 2021 e com nível de evidência IV. Emergiram duas categorias para discussão: a) Conhecimento em primeiros socorros e b) Capacitação em primeiros socorros. Em pré-teste realizado, os professores que receberam a cartilha, demonstraram contento e segurança com as informações recebidas, bem como destacaram a necessidade de um treinamento prático para esse fim. Conclusão: Demonstrou-se neste estudo a aparente falta de conhecimentos em primeiros socorros pela maioria dos professores nas escolas de ensino infantil e médio. Observou-se que a educação em saúde, abordando a temática primeiros socorros dentro do ambiente escolar é fundamental para a promoção do conhecimento dos professores e por fim, destaca-se a construção da cartilha abordando os principais acidentes no ambiente escolar e as recomendações acerca dos primeiros socorros para cada caso.
Abstract: Introduction: The school environment, as a place where a large number of children and young people interact in a variety of activities, is highly prone to accidents. In this environment, teachers are often called upon to respond to these incidents, even without knowledge or skills on basic first aid procedures. Objectives: This study aims to synthesize scientific productions related to the knowledge and training of teachers on first aid procedures for assisting children in the school environment, as well as to prepare an educational booklet composed of guidelines and practical actions aimed at helping children. Method: To carry out this study, an Integrative Literature Review was conducted based on digital articles available in full, in Portuguese, English and Spanish, published between 2010 and 2022 in the CAPES Periodicals Portal, in the Virtual Health Library (BVS) and in their respective databases: LILACS, MEDLINE, BDENF and IBECS. Subsequently, based on the findings of the scientific literature review, an educational booklet on first aid for school-age children was prepared. Results: The sample totaled 14 articles, most of which were available in the MEDLINE Database, published in 2021 and with level of evidence IV. Two categories emerged for discussion: a) Knowledge in first aid and b) Training in first aid. In a pre-test carried out, the teachers who received the booklet demonstrated satisfaction and confidence with the information received, as well as highlighting the need for practical training for this purpose. Conclusion: This study demonstrated the apparent lack of knowledge of first aid by most teachers in preschools and high schools. It was observed that health education, addressing the topic of first aid within the school environment, is fundamental to promoting teachers' knowledge. Finally, the construction of a booklet addressing the main accidents in the school environment and recommendations on first aid for each case stands out.
Keywords: Primeiros Socorros
Docentes
Instituições Acadêmicas
Capacitação Professores
Professores Escolares
Cartilha
First Aid
Teachers
Academic Institutions
Teacher Training
School Teachers
Booklet
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Subject: Geografia médica
Primeiros socorros
Educação infantil
Professores de educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)
Quote: SILVA, Genildes Souza da. A importância do ensino de técnicas de primeiros socorros para professores do ensino infantil. 2025. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.319.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.319
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46236
Date of defense: 9-Apr-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImportânciaEnsinoTécnicas.pdfDissertação7.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons