Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46194| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-6646-2531 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Biblioteca Escolar: o processo de alfabetização e letramento |
| Autor(es): | Paiva, Maria Júlia de |
| Primeiro orientador: | Passos, Simone Aparecida dos |
| Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias |
| Segundo membro da banca: | Marcelino, Mical de Melo |
| Resumo: | Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com temática alfabetização e letramento no espaço da biblioteca escolar, um recurso para o processo de se aprender a ler. Nesse sentido, o problema central deste trabalho é responder: Como a biblioteca pode contribuir no processo de alfabetização e letramento? Para isso, esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como o espaço da biblioteca escolar contribui no processo de alfabetização e letramento e, como objetivos específicos, analisar as relações existentes entre biblioteca, alfabetização e letramento; Pensar em como pode ser trabalhada a literatura para além da sala de aula. O estudo está ancorado em referenciais teóricos que abordam o letramento literário e a função pedagógica da biblioteca escolar, destacando a importância da leitura no desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas dos estudantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter teórico, com base em revisão de literatura, e não incluiu uma etapa prática de campo, o que foi percebido como uma limitação, mas também um incentivo para continuidade do trabalho na futura atuação profissional. Conclui-se que a biblioteca deve ser redimensionada para além da função de depósito de livros, tornando-se um espaço de experiências significativas com a leitura e a literatura. A valorização do ambiente bibliotecário contribui para a formação de leitores críticos, criativos e sensíveis, e deve ser um compromisso de toda a comunidade escolar. |
| Palavras-chave: | Biblioteca escolar Alfabetização Letramento literário Leitura School library Literacy Literary letramento Reading |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | PAIVA, Maria Júlia de. Biblioteca escolar: o processo de alfabetização e letramento. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46194 |
| Data de defesa: | 20-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BIBLIOTECA_ESCOLAR_Processo.pdf | 218.44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
