Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46194
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-6646-2531
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Biblioteca Escolar: o processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Paiva, Maria Júlia de
Primeiro orientador: Passos, Simone Aparecida dos
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias
Segundo membro da banca: Marcelino, Mical de Melo
Resumo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com temática alfabetização e letramento no espaço da biblioteca escolar, um recurso para o processo de se aprender a ler. Nesse sentido, o problema central deste trabalho é responder: Como a biblioteca pode contribuir no processo de alfabetização e letramento? Para isso, esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como o espaço da biblioteca escolar contribui no processo de alfabetização e letramento e, como objetivos específicos, analisar as relações existentes entre biblioteca, alfabetização e letramento; Pensar em como pode ser trabalhada a literatura para além da sala de aula. O estudo está ancorado em referenciais teóricos que abordam o letramento literário e a função pedagógica da biblioteca escolar, destacando a importância da leitura no desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas dos estudantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter teórico, com base em revisão de literatura, e não incluiu uma etapa prática de campo, o que foi percebido como uma limitação, mas também um incentivo para continuidade do trabalho na futura atuação profissional. Conclui-se que a biblioteca deve ser redimensionada para além da função de depósito de livros, tornando-se um espaço de experiências significativas com a leitura e a literatura. A valorização do ambiente bibliotecário contribui para a formação de leitores críticos, criativos e sensíveis, e deve ser um compromisso de toda a comunidade escolar.
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Alfabetização
Letramento literário
Leitura
School library
Literacy
Literary letramento
Reading
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAIVA, Maria Júlia de. Biblioteca escolar: o processo de alfabetização e letramento. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46194
Data de defesa: 20-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIBLIOTECA_ESCOLAR_Processo.pdf218.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.