Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaiva, Maria Júlia de-
dc.date.accessioned2025-06-23T14:54:58Z-
dc.date.available2025-06-23T14:54:58Z-
dc.date.issued2025-05-20-
dc.identifier.citationPAIVA, Maria Júlia de. Biblioteca escolar: o processo de alfabetização e letramento. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46194-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiterary letramentopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleBiblioteca Escolar: o processo de alfabetização e letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Passos, Simone Aparecida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427484879374588pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836292136030338pt_BR
dc.contributor.referee2Marcelino, Mical de Melo-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa bibliográfica com temática alfabetização e letramento no espaço da biblioteca escolar, um recurso para o processo de se aprender a ler. Nesse sentido, o problema central deste trabalho é responder: Como a biblioteca pode contribuir no processo de alfabetização e letramento? Para isso, esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como o espaço da biblioteca escolar contribui no processo de alfabetização e letramento e, como objetivos específicos, analisar as relações existentes entre biblioteca, alfabetização e letramento; Pensar em como pode ser trabalhada a literatura para além da sala de aula. O estudo está ancorado em referenciais teóricos que abordam o letramento literário e a função pedagógica da biblioteca escolar, destacando a importância da leitura no desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas dos estudantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter teórico, com base em revisão de literatura, e não incluiu uma etapa prática de campo, o que foi percebido como uma limitação, mas também um incentivo para continuidade do trabalho na futura atuação profissional. Conclui-se que a biblioteca deve ser redimensionada para além da função de depósito de livros, tornando-se um espaço de experiências significativas com a leitura e a literatura. A valorização do ambiente bibliotecário contribui para a formação de leitores críticos, criativos e sensíveis, e deve ser um compromisso de toda a comunidade escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIBLIOTECA_ESCOLAR_Processo.pdf218.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.