Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46194Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Paiva, Maria Júlia de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-23T14:54:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-23T14:54:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
| dc.identifier.citation | PAIVA, Maria Júlia de. Biblioteca escolar: o processo de alfabetização e letramento. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46194 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento literário | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | School library | pt_BR |
| dc.subject | Literacy | pt_BR |
| dc.subject | Literary letramento | pt_BR |
| dc.subject | Reading | pt_BR |
| dc.title | Biblioteca Escolar: o processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Passos, Simone Aparecida dos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6427484879374588 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Luciane Ribeiro Dias | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9836292136030338 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Marcelino, Mical de Melo | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | . | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com temática alfabetização e letramento no espaço da biblioteca escolar, um recurso para o processo de se aprender a ler. Nesse sentido, o problema central deste trabalho é responder: Como a biblioteca pode contribuir no processo de alfabetização e letramento? Para isso, esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como o espaço da biblioteca escolar contribui no processo de alfabetização e letramento e, como objetivos específicos, analisar as relações existentes entre biblioteca, alfabetização e letramento; Pensar em como pode ser trabalhada a literatura para além da sala de aula. O estudo está ancorado em referenciais teóricos que abordam o letramento literário e a função pedagógica da biblioteca escolar, destacando a importância da leitura no desenvolvimento das competências linguísticas e cognitivas dos estudantes. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter teórico, com base em revisão de literatura, e não incluiu uma etapa prática de campo, o que foi percebido como uma limitação, mas também um incentivo para continuidade do trabalho na futura atuação profissional. Conclui-se que a biblioteca deve ser redimensionada para além da função de depósito de livros, tornando-se um espaço de experiências significativas com a leitura e a literatura. A valorização do ambiente bibliotecário contribui para a formação de leitores críticos, criativos e sensíveis, e deve ser um compromisso de toda a comunidade escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Pedagogia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 24 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BIBLIOTECA_ESCOLAR_Processo.pdf | 218.44 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
