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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46181| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | A titulação no gênero notícia: uma proposta de análise sob a perspectiva da linguística textual |
| Autor(es): | França, Andréa Cristina Mendes |
| Primeiro orientador: | Laura, Fábio Izaltino |
| Primeiro membro da banca: | Moraes, Eloá Tainá Costa da Rosa |
| Segundo membro da banca: | Dantas, Suzimara de Oliveira Dantas |
| Resumo: | Este trabalho investiga a titulação no gênero notícia sob a perspectiva da Linguística Textual, compreendendo o título como um elemento fundamental na construção de sentidos e na interação entre texto e leitor. A pesquisa parte do pressuposto de que os títulos não apenas indicam o tema do texto, mas também operam como marcas da intencionalidade do autor, influenciando a interpretação e o engajamento do leitor. Fundamentado nos conceitos de referenciação, conforme Mondada (2002); Cavalcante (2011) e Koch (2011). Além da análise discursiva e cognitiva do processamento textual, este estudo propõe uma reflexão aprofundada sobre os mecanismos de titulação e suas implicações no contexto midiático e escolar. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa para analisar um corpus de notícias do jornal Folha de S. Paulo, relacionadas ao incêndio ocorrido na Boate Kiss, em janeiro de 2013. Foram identificadas estratégias discursivas que revelam a influência da intencionalidade autoral na formulação dos títulos, demonstrando que eles atuam como recursos persuasivos, criando expectativas a respeito do conteúdo do texto. Os resultados indicam que os títulos noticiários podem moldar a percepção dos leitores ao longo da progressão textual, participando ativamente da construção do sentido e posicionamento argumentativo dos agentes envolvidos na narrativa. Além disso, este trabalho reforça a importância de abordar a titulação no ensino de leitura e escrita, possibilitando que os estudantes desenvolvam competências interpretativas mais críticas e conscientes. A compreensão da estrutura, das funções e dos efeitos dos títulos em textos noticiários permite a identificação de estratégias persuasivas e inferenciais que podem influenciar significativamente a recepção das informações. Como conclusão, argumenta-se que o ensino da titulação deve ser incorporado ao ambiente escolar de forma sistemática, contribuindo para a formação de leitores reflexivos e atentos aos efeitos discursivos dos textos midiáticos. Para pesquisas futuras, sugere-se explorar a aplicação didática da titulação e sua influência no desenvolvimento da argumentação escrita. |
| Abstract: | This study investigates headline construction in the news genre from the perspective of Text Linguistics, understanding the headline as a key element in meaning-making and in the interaction between text and reader. The research assumes that headlines not only indicate the topic of the text, but also reflect the author’s intentionality, influencing the reader’s interpretation and engagement. Grounded in the concepts of referentiation as discussed by Mondada (2002), Cavalcante (2011), and Koch (2011), and supported by discursive and cognitive analysis of text processing, this study offers an in-depth reflection on titling mechanisms and their implications in both media and educational contexts The methodology adopted a qualitative approach to analyze a corpus of news articles from the newspaper Folha de S. Paulo, related to the fire that occurred at the Kiss Nightclub in January 2013. Discursive strategies were identified that reveal the influence of authorial intentionality in the formulation of headlines, demonstrating that they function as persuasive tools, creating expectations about the text’s content. The findings indicate that news headlines can shape readers’ perceptions throughout the textual progression, actively contributing to meaning construction and the argumentative positioning of the narrative’s agents. Furthermore, this study highlights the importance of addressing headline construction in reading and writing education, enabling students to develop more critical and conscious interpretive skills. Understanding the structure, functions, and effects of headlines in news texts allows for the identification of persuasive and inferential strategies that can significantly influence how information is received. In conclusion, the study argues that headline instruction should be systematically incorporated into the school environment, contributing to the formation of reflective readers who are attentive to the discursive effects of media texts. Future research may explore the didactic application of titling and its influence on the development of written argumentation. |
| Palavras-chave: | texto título progressão referencial intencionalidade discursiva text headline referentiation referential progression discursive intentionality |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | FRANÇA, Andréa Cristina Mendes. A titulação no gênero notícia: uma proposta de análise sob a perspectiva da linguística textual. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46181 |
| Data de defesa: | 13-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras |
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